Uma casa abandonada havia cerca de dez anos na rua Santos Saraiva, bairro do Estreito, que havia sido objeto de fiscalização após reclamações da vizinhança, foi demolida na manhã desta segunda-feira,14. Moradores vizinhos disseram que o espaço havia sido invadido por moradores de rua e usuários de drogas, que transformaram o local num verdadeiro depósito de lixo.
A construção havia sido alvo das fiscalização ambiental e sanitária e ali foram identificados vários possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya – além de muito lixo, que servia de abrigo a ratos, baratas e algumas espécies de animais peçonhentos.
A medida foi tomada após algumas reuniões de avaliação da situação do imóvel e de seus riscos à vizinhança. Será feita a demolição das estruturas ainda existentes e a retirada de todo o lixo acumulado no local. Os profissionais calculam que será retirada aproximadamente uma tonelada de lixo. Para isso, serão precisos pelo menos dois dias de trabalho.
Nesta operação, além dos fiscais da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) e da Vigilância Sanitária, estiveram presentes também representantes da Secretaria do Continente, da Comcap e da Guarda Municipal.