spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Carolina Brum lança seu primeiro trabalho autoral em temporada de shows no Vale do Itajaí e Grande Florianópolis

VariedadesCarolina Brum lança seu primeiro trabalho autoral em temporada de shows no...
spot_img

Figueirense 2025: O Furacão renova confiança e parcerias

O esporte catarinense e os torcedores do Figueirense embarcam...

Fundação Cultural BADESC abre inscrições para oficina gratuita

Interessados em participar da atividade “Processos de Impressão Artesanal”,...
spot_img

Compartilhe

O EP “Sempre Amor” traz sete canções, celebra a música brasileira, especialmente o samba e a bossa nova com uma roupagem jazzística; em quatro shows, a artista será acompanhada no palco por nomes fortes da música catarinense

A cantora e compositora catarinense Carolina Brum lança seu primeiro álbum autoral na temporada de shows “Sempre Amor, a Ilha em Bossa”, a partir do dia 9 de junho. O álbum  “Sempre Amor” traz sete canções que dialogam com a trajetória pessoal e profissional da artista e com sua paixão pela música brasileira – em especial pela bossa nova. Navegantes, Palhoça, São José e Florianópolis receberão apresentações, todas abertas ao público e gratuitas. O EP estará disponível nas plataformas digitais no dia 27 de julho, data do último show da temporada.

O EP “Sempre Amor”, de Carolina Brum, é um mergulho nas dores e amores que perpassam a vida das mulheres que se entregam a relações amorosas, nem sempre correspondidas. O trabalho transita pelos gêneros samba, bossa nova, jazz, baião, choro e bolero e traz em seu escopo quatro canções autorais: “A Jura”, “Vem Amor”, “Diz que Deixa” e “Flor do Carnaval”, essa em parceria com Gandhi Martinez. As outras três canções interpretadas pela artista são de outros compositores – “Num cantinho qualquer”, de Zininho; “Pandeiro de Vitrine”, de Orlando Mello Neco; e “Sempre Amor”, de Luiz Henrique Rosa. Quem assina a direção musical do EP é Rafael Calegari.

“ ‘Sempre amor’ tem uma diversidade musical brasileira muito grande. E as temáticas têm muito a ver com o que eu faço na minha vida em relação a minha profissão e a todas as outras coisas. Tem que ter muito amor para ter coragem e seguir fazendo arte”, diz Carolina Brum, lembrando que o EP começou a ser produzido na pandemia, momento muito desafiador para os musicistas. 

O nome do álbum é homônimo da canção “Sempre Amor”deLuiz Henrique Rosa, o embaixador da bossa nova no Sul do país. 

“O trabalho de Luiz Henrique permeia o meu desde quando iniciei meus projetos em francês. Interpreto ‘Sempre Amor’ em francês-português neste primeiro trabalho autoral”, conta. 

Carolina Brum leva seu trabalho de música popular brasileira para teatros, espaços de cultura de Santa Catarina e casas de música de Florianópolis desde 2015. Conhecida pela interpretação de canções do samba e da bossa nova em português, inglês e francês, tem esses gêneros como principal influência. 

O projeto “Sempre Amor, a Ilha em Bossa” foi selecionado pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Tem apoio da Alecrim Conteúdo, da Artesano Pizza Bar e Jazzinn Gastrobar. 

Parcerias musicais 

Cada show da temporada “Sempre Amor, a Ilha em Bossa” tem tônica e nome diferente e celebra a parceria de musicistas catarinenses de prestígio que acompanham Carolina Brum. 

O show Pandeiro de Vitrine tem a parceria de Neco (participação especial),  Gustavo Lopes (violão 7 cordas) e Alexandre Damaria ( percussão). No show Num Cantinho Qualquer, a artista estará acompanhada por Lui Barbosa (participação especial), Rafael Tomazoni (piano) e Alexandre Damaria (percussão). Já no Flor do Carnaval, ela cantará na companhia de Rafael Tomazoni (piano) e Alexandre Damaria ( percussão). E no show Sempre Amor, que encerra a temporada, Carolina Brum terá ao lado Rafael Calegari ( baixo), Gustavo Lopes (violão), Rafael Tomazoni (piano), Richard Montano(bateria), Alexandre Damaria (percussão) e a participação especial Neco e Lui Barbosa.

Todos os shows terão ações de acessibilidade: tradução em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e/ou audiodescrição. 

Turnê começa em junho e vai até 27 de julho 

A turnê Sempre Amor, A Ilha em Bossa, de lançamento do EP “Sempre amor”, começa no dia 9 de junho, com apresentação em Navegantes. No dia 27 do mesmo mês, o show será em Florianópolis. A próxima apresentação está marcada para o dia 13 de julho na Guarda Embaú (Palhoça) e, em 27 do mesmo mês, para encerrar a turnê, São José recebe o show Sempre Amor, no Teatro Adolpho Mello.

A escolha dos espaços em cada cidade amplia a possibilidade de democratização do acesso à arte. Espaço público, casa de show e teatro estão contemplados na turnê.

Sobre a artista 

Carolina Brum, nascida em Florianópolis, teve primeiro contato com a música ainda quando criança – veio de uma família musical. Na adolescência, no início dos anos 1990, saiu em turnê pelo estado como atriz do musical “Um estranho bicho”, o que lhe marcou e, na fase adulta, a encorajou a construir sua trajetória profissional, iniciada em 2014. Sua parceria duradoura com a Aliança Francesa de Florianópolis influencia diretamente seu projeto mais emblemático: “Sambas et Bossas en Français”.

Sua incursão no mundo autoral começou em 2018, no Festival Sonora, e, desde então, ela tem sido reconhecida por sua expressão artística singular. Foi semifinalista no Festival da Canção da Aliança Francesa em 2021 e 2022 e teve sua interpretação de “Garota de Ipanema” em francês transmitida pela Rádio Riviera na Suíça, o que deu início a sua projeção no exterior. 

O seu projeto “Sempre Amor, a Ilha em Bossa” foi, em 2021, apoiado pelo LABI e a artista circulou com o show homônimo em 2022. Em 2023, foi contemplado pelo Edital da Lei Paulo Gustavo, que está possibilitando a turnê deste ano, com lançamento do esperado EP. Em março de 2024, Carolina participou na 10ª Maratona Cultural de Florianópolis, ampliando ainda mais sua visibilidade e reconhecimento no cenário cultural.

Agende-se

Temporada “Sempre Amor, A Ilha em Bossa”

09.06, 16h30 – Navegantes

Show Pandeiro de Vitrine com Carolina Brum, Neco ( participação especial), Gustavo Lopes ( violão 7 cordas)  e Alexandre Damaria (percussão) 

*acessível em LIBRAS e audiodescrição

Praça Marília Soares, no Gravatá | na programação do projeto Canto de Mar

Gratuito, sem necessidade de retirar ingressos

27.06, 20h30 – Florianópolis 

Show Num Cantinho Qualquer com Carolina Brum, Lui Barbosa ( participação especial), Rafael Tomazoni ( piano) e Alexandre Damaria ( percussão) 

*acessível em audiodescrição

Jazzinn Gastrobar – Beiramar Shopping, rua Bocaiúva, 2468 – Centro

Gratuito, com reserva pelo whatsapp (48) 99844-4406 

13.07, 19h – Palhoça | Guarda do Embaú

Show  Flor do Carnaval com Carolina Brum, Rafael Tomazoni (piano) e Alexandre Damaria (percussão)

*acessível em audiodescrição

Instituto Casa Nobre,  R. Inês Maria de Jesus, 373

Gratuito, sem necessidade de retirada de ingressos

27.07,  20h30 – São José

Show Sempre Amor- Lançamento EP Sempre Amor com Carolina Brum, Rafael Calegari ( baixo), Gustavo Lopes ( violão), Rafael Tomazoni ( piano), Richard Montano(bateria), 

Alexandre Damaria (percussão) e participação especial: Neco e Lui Barbosa

*acessível em LIBRAS e audiodescrição

Teatro Adolpho Mello,  rua Padre Macário, 10 – Centro

Gratuito, ingressos devem ser retirados no sympla a partir do dia 10.07