Cidade espera um número recorde de turistas, mas a folia ocorrerá somente em março, ao contrário do usual
O Carnaval em Florianópolis (SC) é uma época de grandes oportunidades para as empresas fazerem negócios. Com uma economia vibrante, incentivos ao empreendedorismo e praias deslumbrantes, a capital catarinense se prepara para receber cerca de 1 milhão de turistas durante o período. Dados do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Grande Florianópolis (SHRBS) revelam que a ocupação hoteleira já ultrapassa 90%.
A festa popular, que ocorrerá este ano em março e não em fevereiro, dará um fôlego extra aos consumidores, que muitas vezes têm suas rendas impactadas pelos gastos do início do ano, segundo Joice Pauli, sócia da rede de cervejarias Stannis. “O Carnaval tardio irá prolongar a temporada de verão, beneficiando especialmente os empresários do setor de bebidas e alimentos no litoral catarinense”, afirma.
A cervejaria multipremiada Stannis, nascida em Jaraguá do Sul e com franquias em Floripa, trabalhou na capacidade de 70 mil litros / mês no primeiro trimestre de 2024, e estima que terá um incremento nas vendas de 10% a 12% com a extensão do período festivo até março de 2025. “O Carnaval é uma das melhores épocas para o setor de cervejarias. O estado é um polo turístico no verão, e registra aumento de 23% no número de turistas entre dezembro e fevereiro”, explica Joice.
Os dados da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) reforçam esse otimismo de Joice e dos empresários do estado. Durante o período entre Natal e Ano Novo, 39,2% dos estabelecimentos entrevistados pela Abrasel SC relataram um movimento maior ou muito maior— variação de mais de 15% em comparação à temporada passada.
Aproveitando esse aquecimento do setor, em fevereiro, a Stannis promoveu um pré-Carnaval com ações de vendas nas lojas e lançou a primeira edição do CarnaStannis, transformando sua fábrica em um animado ponto de encontro, com música, alegria e chopes premiados. Para março, a cervejaria já se prepara para duas datas estratégicas: o Carnaval brasileiro e o Dia de Saint Patrick.
“O dia de Saint Patrick, conhecido como “Carnaval da Irlanda” é comemorado oficialmente em 17 de março, logo após o Carnaval. Para a Stannis, a proximidade entre os eventos permite ampliar o calendário de ações e criar uma estratégia comercial ainda mais eficiente e rentável”, destaca Joice.
Santa Catarina se destaca como polo cervejeiro
O estado de Santa Catarina, que é um dos principais polos cervejeiros do Brasil, está em quarto lugar no ranking de maior número de cervejarias no país, com 225 estabelecimentos, ficando atrás somente de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Os municípios de Blumenau e Joinville se destacam com 18 e 12 cervejarias, respectivamente.
Em relação a densidade cervejeira, representada pelo número de habitantes por cervejaria, Santa Catarina é o segundo da lista nacional, ficando atrás apenas do RS. São 33.824 habitantes por cervejaria em SC, segundo o anuário do Sindicerv 2024. “Justamente nesse período de temporada precisamos atrair novos clientes e fidelizar os antigos. A folia é só um começo de um ciclo de vendas que pode se estender ao longo do ano”, finaliza a sócia.