As atrações oferecidas pela Prefeitura de Florianópolis para o carnaval da alegria como: o Enterro da Tristeza, Bailes Públicos, concursos de marchinhas de carnaval, Pop Gay e o tradicional desfile das escolas de samba na Passarela Nego Quirido, mostraram para os florianopolitanos que pode haver diversão com responsabilidade e segurança.
Durante os 11 dias de carnaval, a Guarda Municipal em conjunto com a Polícia Militar garantiram a segurança dos foliões em todos os cantos da Capital.
No dia 5, sexta-feira, na abertura do carnaval, o Berbigão do Boca reuniu no centro de Florianópolis mais de cinco mil pessoas. A multidão acompanhou o caminhão e os enormes bonecos que, há 18 anos, desfilam pelas ruas do centro. A Guarda Municipal também esteve presente na folia do Zé Pereira no Ribeirão da Ilha. Nos dias 09, 10, 11, 12, 14, 15 e 16, a segurança no Centro da Capital foi reforçada. Alterações no trânsito e a segurança dos foliões foram as preocupações da GMF.
No dia 16 os foliões não desanimaram no Carnaval do Continente. Mesmo depois da chuva que prejudicou parte da decoração e das atrações da festa, os moradores do continente se divertiram com segurança na Avenida Santa Catarina. Para fechar as festividades, o desfile das campeãs na Passarela Nego Quirido foi de emoção ainda maior. Arquibancadas cheias e muita alegria para conferir de perto aquelas que levaram um brilho a mais e conquistaram as melhores notas dos jurados.
Carnaval da alegria 2010. Alegria com segurança.