Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o próximo sábado, 2, será marcado por diversas atividades no Parque de Coqueiros, na região continental, das 9h às 12h. A Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Doenças Raras do Município, a Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) e diversos parceiros realizarão um ato simbólico em prol da luta dos direitos da pessoa portadora do autismo e suas famílias.
A coordenadora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Doenças Raras, Fernanda Gasperin, destacou a importância de promover o debate e mostrar que o autista, como qualquer outro cidadão, possui seus direitos. “Nosso objetivo é mostrar que a pessoa com autismo merece, sim, uma vida digna, com trabalho, saúde, lazer e integração à sociedade. Além disso, incentivar a busca de novas pesquisas na área”, disse.
Além da entrega de folhetos educativos, serão realizadas atividades para as crianças, com piscina de bolinhas e pula-pula, uma parceria com o Sesc da Capital. Os participantes da Feira Permanente de Artesanato — realizada todos os sábados no Parque de Coqueiros pelo Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF) — também vestirão roupas azuis em apoio à campanha. O evento contará ainda com o apoio da Guarda Municipal e da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.