spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Capital já conta com força tarefa contra a gripe A

SaúdeCapital já conta com força tarefa contra a gripe A
spot_img
spot_img

Compartilhe

O prefeito da capital, Dário Berger, assinou, nesta quinta-feira(23), o decreto que cria a Comissão de Controle e Manuseio de Doença Respiratória Aguda Grave. O grupo terá como função acompanhar e propor ações de prevenção à gripe A (H1N1) no Município. Segundo o secretário de Saúde de Florianópolis, João Candido da Silva, em caso de necessidade pontual, outros órgãos da Prefeitura poderão ser acionados.

As informações foram passadas durante uma entrevista coletiva convocada para este fim. Participaram da reunião representantes de todas as principais emissoras de TV, Rádio e Jornal sediados na Capital. O secretário de Saúde voltou a afirmar que o Município está preparado para atender a população, caso os registros da Gripe A aumentem. “Nós dispomos de medicação especifica, insumos e todos os nossos profissionais foram capacitados em duas oportunidades. Além disso, implantamos duas Unidades de Resposta Rápida para agilizar o diagnóstico”, destacou.

Ele lembra que, nos dias de semana, durante o horário de funcionamento, deve ser procurado um dos 48 Centros de Saúde do Município. Nos finais de semana e à noite, os usuários podem se dirigir a uma das duas Unidades de Pronto Atendimento localizadas ao lado dos terminais de ônibus de Canasvieiras e do Rio Tavares. O secretário já determinou que os pacientes que apresentarem pelo menos três dos sintomas indicativos da Gripe A sejam medicados imediatamente, mesmo antes do resultado dos exames. “Não podemos perder tempo”, enfatiza. Ele considera que o uso de máscaras de proteção não inibe a contaminação, apenas reduz sua possibilidade. Destaca que o uso deste recurso por profissionais da área da saúde só é indicado nos casos de contato direto com pacientes suspeitos de portar a Gripe A. Entre os sintomas da doença, estão febre alta repentina, dor de garganta e dificuldade em respirar.