spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Campeonato de patins street movimenta a Grande Florianópolis neste sábado

Grande FlorianópolisCampeonato de patins street movimenta a Grande Florianópolis neste sábado
spot_img
spot_img

Compartilhe

Patinadores de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul participam neste sábado, 4, em São José, na Grande Florianópolis, do Go Roller Blading Contest, campeonato de patins street, modalidade que consiste em manobras radicais.

O evento será realizado na pista da Avenida Beira Mar, a partir das 14h. A entrada é gratuita.

O patins street é a modalidade mais radical da patinação. Em pista, consiste em manobras como aéreos e saltos mortais. Nos obstáculos urbanos, se dá em desafios, como deslizar em corrimãos.

Atletas da modalidade reivindicam participação em Olimpíadas. Eles argumentam que nos jogos olímpicos de inverno há patinação, e que os jogos tradicionais já se abriram aos esportes radicais, com a inclusão de skate e surfe em Tóquio-2020.

No Brasil, a modalidade é praticada desde os anos 1990, com a popularização dos patins in line e a fabricação de modelos próprios ao esporte (eles têm rodas menores, bases alargadas para deslizar em quinas e botas mais reforçadas por causa do impacto das manobras).

Santa Catarina é o principal centro do patins street no Brasil.

De acordo com Diego Rachadel, diretor da modalidade street na Federação Catarinense de Hóquei e Patinação, isso se deve à qualidade das pistas do Estado, à popularização deste esporte, à presença de alguns dos principais atletas da modalidade no país, ao intercâmbio de atletas locais com patinadores do exterior e à tradição do patins street em SC.

Atualmente, estima-se que o esporte seja praticado por 2 mil pessoas no Estado. Há grupos formados em 25 cidades. Dez anos atrás eram 200 pessoas em 10 cidades.

Curiosidade

Além do street, a patinação de competição tem as modalidades vertical (disputada na pista com formato de “U”), slalom (desvio de obstáculos), velocidade (provas de até 42 km) e artística (predomina o uso do patins “quadrado”). Há ainda dois estilos recreativos: urban (desafios na cidade) e fitnnes (passeio).

Aulas

Na Grande Florianópolis, há três encontros semanais para quem quer aprender a patinar. As aulas são gratuitas, com patinadores profissionais, e destinam-se a patinadores iniciantes e experientes: quarta-feira, das 19h às 21h, nas pistas redondas da Beira Mar de São José (ao lado do prédio da Guarda Municipal); quinta-feira, das 19h às 21h, na pista da Beira Mar de São José; domingo, das 8h às 11h, no bolsão de estacionamento da Casan da Avenida Beira Mar Norte, em Florianópolis.