spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

Campeões do Circuito Kids and Kings Challenge ASJ 2022 na praia da Joaquina

EsportesCampeões do Circuito Kids and Kings Challenge ASJ 2022 na praia da...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Treze campeões da temporada 2022 do Hawaii e MB Boardshop apresentam Circuito Fico Kids and Kings Challenge foram definidos neste último sábado na praia da Joaquina durante o ASJ Final’s Day.

Caetano Vargas campeão da Pro/Am na Joaca. Foto: Basilio Ruy/PP07

Chegou ao término mais um Circuito Fico Kids and Kings Challenge ASJ, apresentado pelo Hawaii e MB Boardshop, com a disputa do ASJ Final’s Day na praia da Joaquina, que definiu seus respectivos campeões da temporada 2022 em treze categorias.

O formato do evento seguiu o formato da WSL, mas com algumas adaptações criadas pela Associação de Surf da Joaquina. O objetivo foi trazer um modelo de circuito diferenciado para o mundo das competições estaduais, que recebeu muitos elogios por parte dos atletas e do público presente na praia.

Após as três etapas realizadas durante o ano, os quatro melhores ranqueados de cada categoria (exceto a Sub-08) se classificaram para este evento especial de um dia. Os segundos, terceiros e quartos colocados disputaram uma semifinal, onde os vencedores de cada bateria enfrentaram os respectivos líderes dos rankings para a definição dos campeões oficiais do Circuito 2022 da Associação de Surf da Joaquina.

“Muito bacana essa iniciativa da ASJ em trazer um novo formato de disputa para o circuito e para as competições em Santa Catarina. Estou feliz em estar classificado para o Final’s Day e vou com tudo em busca da passagem para o Peru” declarou Caetano Vargas, virtual campeão da categoria profissional, antes de entrar na água.

                   Sábado de emoções no ASJ Final’s Day

O evento rolou no sábado (5 de novembro) com muito sol e ondas de 0,5 metro com séries maiores, boa formação, e a presença do vento sudeste de média intensidade.

A ASJ criou um cerimonial antes de cada bateria, onde os semifinalistas eram apresentados ao público e entrevistados pela locução de praia. Na sequencia os atletas se dirigiam para o mar através de uma tenda em formato de túnel, criando um clima de expectativa para cada bateria.

A competição teve início com as disputas de todas as semifinais compostas por três atletas, classificando os vencedores das baterias para a grande final contra os líderes do ranking. Confira como foram os confrontos e seus respectivos resultados.

*Pro/Am:
Semifinal: Caetano Vargas, Caetano Silveira e Gabriel Ogasahara, que entrou no lugar do argentino Nacho Gundensen, ausente na Joaquina por estar disputando o Challenge Series em Saquarema(RJ).
Na disputa entre gerações, prevaleceu a experiência do bicampeão catarinense profissional pra cima de duas promessas do surf de Santa Catarina criados na praia da Joaquina.
Final: Luan Wood, que também detém um título profissional catarinense (2019), terminou o ranking na liderança, e por isso estava automaticamente classificado para a final.
A disputa foi eletrizante entre Wood e Caetano Vargas, que estava atrás do confronto até achar uma onda salvadora e virar o resultado para vencer a etapa e conquistar o título 2022 da ASJ.

*Sub-16 Masculino:
Semifinal: Enrico Malhado, Kauã Campos e João Vitor Neres. Com um surf de backside afiado nas esquerdas, Neres se qualificou para a grande final.
Final: Gabriel Ogasahara fez prevalecer seu conhecimento local e surfou muito bem toda a bateria para vencer João Vitor Neres, que vendeu cara a derrota e terminou em segundo lugar.

  • Sub-14 Masculino:
    Semifinal: Yuri Gabryel, Kaue Carmona e Rodrigo Acom. Yuri Gabryel venceu as duas etapas que disputou, ficando de fora da terceira. Na semifinal o surfista da praia do Campeche dominou as ações e avançou para a decisão.
    Final: Enrico Malhado venceu a última etapa e assumiu a liderança, esperando seu oponente para a grande final. Com o somatório de 14.25 pontos e a maior nota do evento, Yuri Gabryel sagrou-se campeão ASJ Sub-14 da temporada 2022.
  • Sub-12 Masculino:
    Semifinal: Rian Pietro, David Souza e Lucas Macedo. Rian Pietro foi o melhor na semifinal e avançou à grande decisão da Sub-12.
    Final: A bateria foi bem disputada entre Rian Pietro e o líder do ranking Lucas Miguel, que marcou o melhor somatório desta categoria na bateria final (8.40) e ficou com o título.
  • Sub-10 Masculino:
    Semifinal: Noah Teixeira, Keone Truz e Lourenzo Souza, que veio do Rio Grande do Sul e arrancou sua classificação para a decisão da categoria.
    Final: A bateria foi muito disputada entre Lourenzo e Guilherme Goulart, que terminou na liderança do ranking Sub-10. Placar final: vitória pra Goulart (10.25), jovem talento da praia dos Açores, Florianópolis(SC), sobre Lourenzo Souza(8.65).
  • Master:
    Semifinal: Adriano Lemos, Ricardo Tavares e Bruno Cardoso. Uma disputa muito boa entre os três atletas em busca de uma vaga para a finalíssima. No último minuto Bruno Cardoso pegou uma esquerda de backside e marcou 5.50 para virar em cima do surfista de Itajaí(SC) Ricardo Tavares, que liderava o confronto.
    Final: Com um surf fluído e agressivo de backside, Márcio Farney foi soberano na final para derrotar Bruno Cardoso, que surfou muito bem e fez um excelente ano no circuito.
  • Local:
    Semifinal: João Lucas, Gabriel Ogasahara e Pedro Souza, que entrou no lugar de Eduardo Cechinel, contundido. Ogasahara se credenciou à sua segunda final do dia surfando sólido e com manobras certeiras nas balançadas ondas da Joaca.
    Final: Caetano Silveira dominou a categoria Local em 2022, e manteve o ritmo na decisão. Com uma onda 7.25 em sua última tentativa, conseguiu virar o resultado pra cima do amigo e adversário Gabriel Ogasahara, e conquistou o título.
  • Feminino Open:
    A final da categoria Feminino Open foi disputada entre a líder do circuito Valentina Zanoni e Carol Fortes, que achou as melhores ondas da bateria e conquistou o título.
  • Feminino Sub-12:
    A decisão foi disputada entre duas surfistas de Itajaí(SC): Kauanny de Souza e a líder do ranking Valentina Zanoni. Ambas são amigas de treinos e vem se destacando nas competições estaduais, estabelecendo uma rivalidade saudável. Valentina Zanoni levou a melhor e sagrou-se campeã do circuito.
  • Adaptado Performance:
    Semifinal: Fidel Teixeira, Luciano Nem e Rafael Lueders. Luciano Nem é local da Joaca e conhece bem as ondas onde surfa diariamente, conseguindo a classificação para a grande final.
    Final: Jonas Florindo terminou na liderança do ranking, mas foi superado por Luciano Nem, que venceu mais uma vez a categoria Surf Adaptado Performance.
  • Adaptado Intelectual:
    Semifinal: Vinícius Vieira, Raphael Vaz e Lars Bayer. Melhor para Raphael Vaz, que fez sua estreia nas etapas do circuito neste ano e conseguiu se classificar para a final.
    Final: Thiago Albino foi o grande campeão da categoria, deixando Raphael Vaz em segundo lugar. Ambos festejaram suas conquistas, juntos com a galera da ASSF (Associação de Surf Sem Fronteiras).
  • Adaptado Feminino:
    Vera Quaresma levou a melhor sobre a líder Vitória Diehl e conquistou o título da temporada 2022 do Circuito ASJ.
  • Adaptado Deficientes Visuais:
    Semifinal: Samuel Luz, Sílvia Bento e Mari Busnello fizeram uma grande disputa, com Silvia Bento Levando a melhor e indo para a decisão.
    Final: Adriano Alves terminou na liderança do ranking após as três etapas, e manteve o ritmo na grande final da Deficientes Visuais para conquistar o título da temporada sobre Silvia Bento. Premiação do ASJ Final’s day. O campeão da categoria Pro/Am (Caetano Vargas) ganhou uma passagem para o Peru, enquanto que o campeão da categoria Local (Caetano Silveira) levou uma passagem aérea nacional para o Rio de Janeiro ou São Paulo, de acordo com o que preferir. Oferecimento da Dream Surf Tur, nova parceira dos eventos da Associação de Surf da Joaquina.

O campeão da Sub-16 Masculina (Gabriel Ogasahara) levou um long jonh da Neokai Wetsuits e troféu. Os campeões das demais categorias receberam blocos da Fiberglass e troféus por seus respectivos títulos.

Após a cerimônia de entrega de premiação aos campeões do Circuito Kids and Kings Challenge – ASJ Final’s Day, e as homenagens aos patrocinadores e apoiadores do circuito da Associação de Surf da Joaquina, rolou a um show de encerramento da temporada 2022 da ASJ com a banda Beat Retrô.

Hawaii Floripa e MB apresentam CircuitoFico Kids and Kings Challenge ASJ 2022

Apresentação: Hawaii Floripa e MB Boardshop
Patrocínio: Fico Surfwear, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Fundação Municipal de Esportes, Barbearia Vip Coqueiros,Cabrera Náutica, Surfland Brasil, Fiberglass, Suntech, Graja Surfboards, D.O.C, Dream Surf, Neokai Wetsuits e Banana Wax.
Apoio: Joaquina Surfshop, Mercado e Panificadora Correia, Reefifi Surfshop, Tikehau Surfshop, Cris Hotel, Restaurante Pedra Careca, Atôa na Jôa Restaurante e Prime.Press07 Assessoria & Comunicação.
Realização: Associação de Surf da Joaquina (ASJ)
Homologação: Fecasurf (Federação Catarinense de Surf).

Resultado do ASJ FINAL’S DAY 2022
Fonte: Surfpro (WWW.surfpro.com.br)

PRO/AM
1º – Caetano Vargas
2º – Luan Wood
3º- Caetano Silveira
4º- Gabriel Ogasahara

Sub-16
1º – Gabriel Ogasahara
2º – João Vitor Neres
3º- Enrico Malhado
4º- Kaua Campos

Sub-14
1º – Yuri Gabryel
2º – Enrico Malhado
3º- Rodrigo Acom
4º- Kaue Carmona

Sub-12
1º – Lucas Miguel
2º – Rian Pietro
3º- David Souza
4º- Lucas Macedo

Sub-10
1º – Guilherme Goulart
2º – Lorenzo Souza
3º- Noah Teixeira
4º- Keoni Truz

Master
1º – Márcio Farney
2º – Bruno Cardoso
3º- Ricardo Tavares
4º- Adriano Lemos

Local
1º – Caetano Silveira
2º – Gabriel Ogasahara
3º- Pedro Souza
4º- João Lucas

Feminino Open
1ª – Carol Fortes
2ª – Valentina Zanoni

Feminino Sub-12
1ª – Valentina Zanoni
2ª – Kauany de Souza
3ª- Maya Reis Bianchini
4ª- Kyara Antunes

Adaptado Performance
1º – Luciano Nem
2º- Jonas Florindo
3º- Rafael Lueders
4º- Fidel Teixeira

Adaptado Intelectual
1º – Thiago Albino
2º- Raphael Vaz
3º- Lars Bayer
4º- Vinícius Vieira

Adaptado Feminino
1ª – Vera Quaresma
2ª – Vitória Diehl
3ª- Andrea Areas

Deficientes Visuais
1º – Adriano Alves
2º – Silvia Bento
3°- Samuel Luz
4º- Mari Busnelo