spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 novembro 2024

Campeche recebe edição do projeto Limpeza dos Mares no próximo dia 30 de julho

Meio ambienteCampeche recebe edição do projeto Limpeza dos Mares no próximo dia 30...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Praia sedia 33ª Etapa do projeto iniciado em 2014

O projeto Limpeza dos Mares chega à praia do Campeche no próximo dia 30 de julho, para retirada de resíduos, na areia, nas águas a na área de restinga. “Nosso foco será também na região do Riozinho, juntando ‘o lixo que ninguém vê’”, afirma Michele Castilho, diretora do projeto, que chega à sua 33ª edição. O ponto de encontro será na praia central do Campeche, às 9h.

Na história do Limpeza dos Mares são mais de 120 toneladas retiradas das praias, rios, fundo do mar e encostas. “Uma triste marca. Mas a boa notícia é que, nos locais aos quais temos retornado, concluímos uma queda no número de itens descartados indevidamente”, afirma Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), uma das organizadoras da iniciativa.

O combate ao lixo no mar se apresenta como um dos principais desafios da gestão ambiental contemporânea. Estima-se que aproximadamente 80% do lixo no mar, constituído principalmente por plásticos, filtros de cigarro, borrachas, metais, vidros, têxteis e papéis, sejam originados nos continentes, estando a questão intimamente relacionada à geração e gestão de resíduos sólidos. Uma vez nos oceanos, os resíduos possuem grande capacidade de dispersão e espalhamento por marés, ondas, correntes e eventos naturais, trazendo diversos impactos ambientais, sociais e econômicos.

“A Marinha do Brasil, representada pela Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC), é grande incentivadora do Projeto Limpeza dos Mares. Hoje. Empregamos nossas embarcações e pessoal com o objetivo de orientar a comunidade náutica e população local das consequências adversas do descarte inadequado de resíduos sólidos e da poluição hídrica ao meio ambiente, contribuindo desta maneira para a preservação dos mares, rios e lagos”, afirma Caio Vinícius Cesar Feitosa, capitão dos Portos de Santa Catarina.

O evento também tem um marco, que envolve o patrocinador mantenedor do Limpeza dos Mares – o Fort Atacadista. A missão será justamente na mesma semana em que a comunidade local receberá a nova loja do empreendimento, incendiada na véspera do Natal passado. “Nós temos uma conexão muito especial com o sul da Ilha e, principalmente, com o Campeche, onde vamos inauguramos uma nova loja, após meses de funcionamento do Fort Temporário Campeche. Foi uma operação que superou todas as nossas expectativas e que levantamos em tempo recorde. Abraçar o Limpeza dos Mares é mais uma forma que temos de agradecer o carinho de toda a comunidade”, reforça Gustavo Petry Custódio, gerente nacional de marketing do Fort Atacadista.

O Projeto Limpeza dos Mares é uma realização da ACATMAR, Mundo Mar, Escola de Mergulho Acquanauta Floripa e conta com o patrocínio mantenedor do Fort Atacadista.

Nesta edição tem o apoio da Prefeitura de Florianópolis, da Capitania dos Portos de SC, do Corpo de Bombeiro Militar de SC, da Polícia Militar Ambiental SC, da Rede Laço, do NEPOM, do ICMBio e das empresas Companhia da Praia, do Iate Clube Veleiros da Ilha, Medilona, da BoatLux, P & P Polímeros, Floripa Eco Sacolas Ecológicas, SUN TECH Protetor Solar, Plastkolor e Atacado Vitória.

Foto: Michele Castilho