Além de estimular a comunidade acadêmica a aderir aos procedimentos de prevenção, com ações de conscientização sobre o tema, a Udesc arrecadará doações para instituições que atuam na área.
Os donativos serão destinados ao Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) e aos centros regionais de combate ao câncer de Santa Catarina.
Itens de necessidade
Serão arrecadadas fraldas geriátricas, escova, pasta e fio dental, sabonete, shampoo e hidratante corporal com aromas suaves ou neutros, aparelho de barbear e mechas de cabelos para a confecção de perucas.
"O cabelo doado tem que ter no mínimo 15 centímetros de comprimento e deve ser disposto em mechas envolvidas em papel toalha para não embaraçar", diz uma das coordenadoras da campanha, a enfermeira Valdirene Avila.
Na sede do Campus I, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, os donativos podem ser entregues até o dia 23, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, na sala da Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH). Nos demais centros, os pontos de coleta são as coordenadorias de Recursos Humanos.
Conscientização é fundamental
Já as peças gráficas da campanha, criadas pela Secretaria de Comunicação (Secom), contém mensagens de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de próstata e serão divulgadas em cartazes afixados nos banheiros da instituição.
A campanha é uma iniciativa da CDH. Nos centros de ensino, a programação do Outubro Rosa prevê ainda diversas atividades promovidas por iniciativas de professores, técnicos e acadêmicos das unidades.