Nesta segunda-feira, 26, será realizado o Seminário Estadual de Inovação na Atenção aos Dependentes de Substâncias Psicoativas, das 9h às 17h, no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. O evento faz parte da campanha do Governo do Estado de combate às Drogas, que leva o nome "Drogas. Não dá mais pra aceitar". É promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de SC (Fapesc), em parceria com o Poder Judiciário, Ministério Público Estadual e Assembleia Legislativa. As informações são da assessoria do governo estadual.
Serão realizadas conferências e debates sobre as comunidades terapêuticas em Santa Catarina, além dos resultados do Programa Reviver I. A programação conta ainda com o lançamento do livro “Comunidades Terapêuticas: Cenário de Inovação em Santa Catarina” que aborda estatísticas e a nova plataforma do Programa Reviver.
O livro de 232 páginas, organizado pela enfermeira Maria de Lourdes de Souza e pelo jornalista Paulo Scarduelli, foi produzido por especialistas em dependência de substâncias psicoativas. Publicado pela Editora Insular. A publicação serve como suporte didático e pedagógico do Projeto Inovação na Atenção aos Dependentes de Substâncias Psicoativas no Estado.
A campanha
Iniciativa do Governo de Santa Catarina lançada no dia 25 de agosto, a campanha "Drogas. Não dá mais pra aceitar" apresenta um conjunto de ações multissetoriais para sensibilizar a sociedade para a repercussão que o uso de drogas causa não apenas na vida do usuário, mas em todo o núcleo social em que ele está inserido. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, a cada 10 casos de violência registrados em Santa Catarina, sete estão relacionados a drogas ilícitas.