O Caminhão de Oftalmologia, iniciativa do Hospital Universitário da UFSC (HU), atendeu 440 crianças em quatro sábados nos últimos três meses. Elas foram examinadas, e as que precisaram ganharam óculos – tudo gratuitamente. As informações são da Agecom.
O caminhão oftalmológico móvel, com o equipamento necessário às consultas, recebeu 100 pacientes por vez, nos dias 26 de setembro, 3 e 17 de outubro e 7 de novembro, no estacionamento do HU – exceto no dia 17, quando foram 140. As crianças, após passarem por triagem, vinham encaminhadas da rede escolar municipal, com horário marcado. “Estão todas em idade escolar, e a Prefeitura encaminhou a lista com estudantes que apresentavam sinais de sofrerem de alguma deficiência visual”, explica o cirurgião e oftalmologista Rodrigo Cavalheiro, coordenador do projeto.
O Hospital Universitário ofereceu a equipe que realizou as consultas. Das crianças examinadas, cerca de 30% precisaram de óculos, cedidos, na hora, pelas empresas Hoya (nos dias 26 de setembro e 17 de outubro) e Repro (nos dias 3 de outubro e 7 de novembro), com armações e modelos à escolha dos pacientes. A estrutura teve também recursos financeiros da Sociedade Catarinense de Oftalmologia.
Em 2016, Cavalheiro avalia que pode atender até 4 mil pacientes de toda a Grande Florianópolis, com possibilidade de levar o caminhão a outros locais, o que, em sua estimativa, contemplaria todas as crianças da região nessa faixa etária que precisam de óculos. Para isso, diz, precisa ainda obter alguma fonte de financiamento.