Chamar a atenção da sociedade sobre o que é o autismo e como diagnosticar e tratar pessoas que apresentam o transtorno é o objetivo da Quarta Caminhada de Conscientização do Autismo, que acontece no sábado, 29, a partir das 9h, no trapiche da Avenida Beira Mar Norte, Centro de Florianópolis. As informações são da Agência Alesc.
De acordo com a diretora de Patrimônio da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Florianópolis (AMA), Vera Lúcia Lopes, é muito importante conscientizar a sociedade de que o autismo existe e do quanto é fundamental procurar ajuda logo que perceber algum sintoma para que o transtorno não se torne algo desesperador.
A AMA oferece atendimento a pessoas de todas as idades e conta com uma equipe transdisciplinar. “Temos fonoaudiólogos, psicólogos, neuropedagoga e teraupeuta ocupacional que atendem, até por telefone, numa emergência. Alguns autistas apresentam convulsões e pessoas da família não sabem como proceder. Muitos ligam e são orientados por nossos profissionais”, explica Vera.
Em 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU), instituiu 2 de abril como o Dia Internacional de Conscientização do Autismo. Em todo o mundo vários monumentos e prédios serão iluminados de azul para celebrar a passagem da data. Este ano, Florianópolis terá as pontes Hercílio Luz, Pedro Ivo Campos e Colombo Salles iluminadas. O azul foi a cor escolhida como oficial devido a maior incidência do transtorno acometer meninos.