O programa Esporte Espetacular, da Rede Globo, comemora 50 anos neste mês e para celebrar a data, neste domingo (10) o programa terá uma edição especial com entrevistas e muita música de qualidade de diversos cantos do país. Para representar o Sul do Brasil, a Camerata Florianópolis foi convidada para uma participação especial.
O convite veio através da produção do programa, que se encantou com o trabalho da orquestra. “Selecionamos cinco capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Manaus e, no Sul, escolhemos Florianópolis. Em cada lugar buscamos a regionalidade, uma atração que bem representasse a cultura local. Em Florianópolis queríamos algo mais clássico e foi aí que encontrei a Camerata Florianópolis, assisti aos vídeos e em todos me arrepiei. Portanto, a Camerata não podia ficar de fora”, explica Aline Falconi, produtora do EE.
Segundo o maestro Jeferson Della Rocca, é uma honra fazer parte deste momento. “Ficamos muito felizes com o convite e, principalmente, por saber que o nosso trabalho e a nossa música chamaram a atenção dos produtores do Esporte Espetacular, a ponto de nos querer presentes numa data tão importante. Também estamos orgulhosos por homenagear nossos grandes atletas do Brasil e suas inesquecíveis conquistas”, comemora o maestro.
Della Rocca explica que a preocupação foi deixar a música original do programa com a sonoridade e o estilo da orquestra. “Tivemos também o desafio de trabalhar uma trilha composta na década de 80 com uma ‘roupagem’ mais contemporânea. Fizemos diversas versões, com instrumentação e tamanhos diferentes. O Alberto Heller trabalhou nas diferentes versões dos arranjos e gravamos o áudio base no The Magic Place Estúdios. Acredito que o resultado ficou muito bom”.
A ideia da produção do Esporte Espetacular foi a de juntar a Camerata Florianópolis com o maior símbolo da cidade, que é a Ponte Hercílio Luz. A captação das imagens, feita pelo cinegrafista Jonathan Santos, foi realizada no dia 29 de outubro deste ano. A Prefeitura Municipal e o Governo do Estado prontamente ajudaram com as autorizações necessárias. O grande desafio passou a ser as condições climáticas, pois era uma semana chuvosa e não havia certeza se se conseguiria filmar no dia agendado com a equipe da Globo. Justamente na metade da manhã do dia da gravação, a chuva parou e despontou um lindo dia de sol. Foi o suficiente.
Para a Camerata, a gravação para o Esporte Espetacular é como um presente antecipado, pois completa 30 anos de trajetória no próximo dia 10 de janeiro. “A temporada 2023 está lindíssima com cerca de 100 shows e concertos bem-sucedidos e não poderia imaginar terminar o ano de forma melhor, recebendo tanto carinho e reconhecimento”, finaliza o maestro.
Fotos: Scarduelli Comunicação