A Camerata Florianópolis, sob regência do maestro Jeferson Della Rocca e solos dos violinistas Iva Giracca, Debora Remor, Gilson Becker e Talita Limas, do violoncelista Ernesto Medolla e do pianista Luis Fernando Rayo, apresenta o primeiro programa de música erudita de 2025, no dia 7 de fevereiro, às 20h30, no Teatro Ademir Rosa (CIC). Os ingressos estão à venda no site da Blueticket.
O concerto “As 8 Estações” consiste nas obras “As Quatro Estações” Opus 8, da obra Il cimento dell’armonia e dell’invenzione, considerada a mais popular obra do italiano Antonio Vivaldi (que nasceu em Veneza em 1678 e morreu em Viena em 1741), e “Las Cuatro Estaciones Porteñas”, do argentino Astor Piazzolla (1921-1992).
SOBRE AS OBRAS
As Quatro Estações, de Vivaldi, foram publicadas em 1725 como parte do Opus 8, uma coleção que reúne doze concertos. Sobre elas, o maestro Jeferson comenta: “Diferentemente dos demais, As Quatro Estações são ousadas e experimentais, descrevendo cenas da natureza com resultados surpreendentes”.
Ao contrário da maioria dos concertos de Vivaldi, esses quatro vieram acompanhados de sonetos ilustrativos impressos na parte do primeiro violino, cada um relacionado ao tema de uma estação. Embora a autoria desses poemas seja incerta, especula-se que o próprio Vivaldi os tenha escrito. Este conjunto é considerado um dos primeiros exemplos de música programática, um estilo que se tornaria abundante no Romantismo com a denominação de poemas sinfônicos.
Já As Cuatro Estaciones Porteñas, compostas entre 1965 e 1969, também conhecidas como Estaciones Porteñas ou As Quatro Estações de Buenos Aires, formam um conjunto de quatro composições de tango criadas por Ástor Piazzolla. Originalmente, elas não foram concebidas como uma suíte, mas como peças independentes. Ainda assim, Piazzolla ocasionalmente as tocava juntas. Compostas para o quinteto do autor, essas obras receberam um arranjo notável para orquestra de cordas e piano trio pelo renomado José Bragato.
O adjetivo “porteñas”, que se refere aos nascidos em Buenos Aires, a capital argentina, sugere uma interpretação das estações do ano na perspectiva da cidade. Diferentemente da ordem de Vivaldi, Piazzolla organizou suas “Estaciones Porteñas” como: Outono (Otoño), Inverno (Invierno), Primavera (Primavera) e Verão (Verano).
“As 8 Estações”, que tem a produção executiva de Maria Elita Pereira, é viabilizado com o patrocínio do Fort Atacadista e Engie, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal.
PROGRAMA
AS QUATRO ESTAÇÕES, DE ANTONIO VIVALDI
IL CIMENTO DELL’ARMONIA E DELL’INVENTIONE, Opus 8
LE QUATRO STAGIONI
1 – CONCERTO No 1 in MI MAGGIORE: LA PRIMAVERA
I – Allegro
II – Largo
III –- Allegro
2 – CONCERTO No 2 in SOL MINORE: L´ESTATE
I – Allegro non molto
II – Adagio
III – Presto
3 – CONCERTO No 3 in FA MAGGIORE: L’ AUTUNNO
I – Allegro
II – Adagio molto
III – Allegro
4 – CONCERTO No 4 in FA MINORE: L’ INVERNO
I – Allegro non molto
II – Largo
III – Allegro
LAS CUATRO ESTACIONES PORTEÑAS, DE ASTOR PIAZZOLLA
1 – Otoño Porteño (Outono de Buenos Aires)
2 – Invierno Porteño (Inverno de Buenos Aires)
3 – Primavera Porteña (Primavera de Buenos Aires)
4 – Verano Porteño (Verão de Buenos Aires)
SERVIÇO
O QUÊ? Camerata Florianópolis faz o encontro de Vivaldi e Piazzolla no concerto “As 8 Estações”
QUANDO? 7 de fevereiro, às 20h30
ONDE? Teatro Ademir Rosa (CIC) – Florianópolis
INGRESSOS? No site da Blueticket – Camerata Florianópolis – As 8 ESTAÇÕES de VIVALDI e PIAZZOLLA – Teatro Ademir Rosa – CIC – Ingressos – Blueticket – ou na sede da Camerata Florianópolis – rua Joe Collaço, 708, bairro Santa Mônica.
Fotos: Tóia Oliveira