spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

CAMERATA FLORIANÓPOLIS CRIA ORQUESTRA INFANTIL COM ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA

VariedadesCAMERATA FLORIANÓPOLIS CRIA ORQUESTRA INFANTIL COM ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA
spot_img
spot_img

Compartilhe

Primeira aula será na segunda-feira (17), e as crianças também receberão o instrumento para a prática das aulas

A Camerata Florianópolis por meio de um convênio com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com o objetivo de oportunizar o estudo de música para crianças de escolas públicas da Capital, criou o projeto “Camerata: EDUCANDO COM MÚSICA”, com a participação de 60 estudantes.

 Nesta segunda-feira (17/10), na sede da Camerata Florianópolis, será realizada  a primeira aula de prática de orquestra. Serão dois grupos com 30 alunos cada. Uma aula acontecerá pela manhã, às 9h; e a outra às 13h15.

Para o coordenador pedagógico do projeto, Maurício Souza, essa é uma ótima oportunidade de lazer e enriquecimento cultural. “A união entre aprender um instrumento musical e a prática de conjunto contribuem para um melhor desempenho escolar e o desenvolvimento de habilidades importantes para o futuro pedagógico e profissional das crianças”, explica Maurício, que é doutor em Artes Musicais pela University of Georgia (USA) e toca contrabaixo em concertos da Camerata. Segundo ele, as aulas vão permitir também que os alunos desenvolvam hábitos de vida saudáveis, tendo impacto positivo nas famílias, na escola e na comunidade em que estão inseridos.

Os estudantes que participarão da orquestra são das escolas EEB Simão José Hess, EBM João Alfredo Rohr, EB Beatriz de Souza Brito e EEB Leonor de Barros. “As escolas receberam oito recitais didáticos e, na última segunda-feira, no Teatro do CIC, puderam assistir ao espetáculo Clássicos do Cinema Infantil – Especial Disney”, conta o produtor executivo do projeto, Pablo Assi. A partir de segunda-feira as aulas acontecerão na sede da Camerata Florianópolis, duas vezes na semana, e os alunos poderão escolher entre os instrumentos violino, viola, violoncelo, contrabaixo e violão.

Essa será a primeira edição do projeto. Para participar, as crianças devem ter idade entre 7 a 10 anos (12 anos para contrabaixo). Elas receberão aulas individualizadas de instrumento musical, teoria musical e prática de orquestra, e irão integrar a orquestra Camerata Encantada. As crianças também receberão os instrumentos para poder praticar em casa o que aprender no projeto EDUCANDO COM MÚSICA.

Fotos: Projeto Educando com Música/Divulgação