Os vereadores de Florianópolis aprovaram, por unanimidade, a criação de uma Frente Parlamentar Pelo Transporte Marítimo e Economia do Mar. A proposição foi feita pelo presidente da Casa, vereador João Cobalchini, e acatada pelos colegas.
Em sua justificativa, João argumentou que grande parte do território de Florianópolis está situado em uma ilha, que é poeticamente descrita como “um pedacinho de terra, perdido no mar”. Além disso, possui na sua extensão litorânea, 42 praias catalogadas e tem três ligações somente com a região continental, que seriam as três pontes em atividade hoje.
Contudo, o contato da população com o mar se resume ao turismo e ao lazer, passando longe do transporte marítimo e de atividades econômicas ligadas às atividades marítimas. Assim, o fomento ao transporte e demais ações marítimas servirá como instrumento de discussão e aprimoramento de legislações e políticas públicas para melhorias e incentivo às atividades náuticas.
A ideia é aprofundar as discussões sobre o maior aproveitamento deste meio de transporte de cargas e de passageiros como alternativa ao modal rodoviário.
“Numa cidade em que a mobilidade urbana e crescimento populacional desenfreado são temas corriqueiros, entendo que este assunto é de extrema importância para a criação de melhores soluções à cidade”, esclarece Cobalchini.