Nesta quarta-feira, 2, a Câmara de Vereadores de Florianópolis derrubou o veto do prefeito César Souza Junior ao projeto de lei que altera a contagem do aniversário de Florianópolis, tendo o ano 1673 como o de fundação da cidade e não mais 1726. Com isso, a Capital passa a ter 342 anos e não 289 anos como comemorado até então – 53 anos mais velha. O dia 23 de março continua sendo considerado a data de aniversário da cidade.
Segundo o texto do projeto, Francisco Dias Velho foi o fundador de Florianópolis, fato que é de conhecimento de todos. Porém, o dia e o mês que isso ocorreu são desconhecidos. O que aconteceu em 23 de março de 1726, que até então servia como base para a contagem do aniversário, foi a emancipação político-administrativa do Desterro em relação a Laguna, à qual pertencia.
A data para a nova contagem, 1673, baseia-se no estudo realizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina a pedido da Prefeitura, em 2003, que solicitou um parecer sobre a provável data de fundação da Póvoa de Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis.
A pesquisa seguiu diversos arquivos históricos e as obras de vários autores, entre eles, Nereu do Vale Pereira, Pedro Taques e Evaldo Pauli, que em seu livro “Fundação de Florianópolis”, de 1973, traz um farto conteúdo para concluir pela data de 1673 como a mais próxima da realidade.
O parecer do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina foi apresentado durante Audiência Pública realizada na Câmara para debater o assunto e serviu como emenda para o projeto assinado por vários vereadores.