spot_imgspot_img
Florianópolis, 17 janeiro 2025

Câmara de Vereadores de Florianópolis realiza nesta terça, 10, evento alusivo ao Dia Municipal da Baleeira

EventosCâmara de Vereadores de Florianópolis realiza nesta terça, 10, evento alusivo ao...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Na terça-feira, 10/12, a Câmara de Vereadores de Florianópolis realiza sessão solene em comemoração ao Dia Municipal da Baleeira. O evento acontece a partir das 16h, no plenário da Câmara, e vai contar com homenagens a oito cidadãos que atuam pela preservação das baleeiras e exposição de fotos que retratam a beleza dessa embarcação, típica do litoral catarinense. A sessão solene acontece por solicitação do vereador Afrânio Boppré. 

O Dia Municipal da Baleeira é comemorado em 18 de dezembro, em referência ao nascimento, em 1929, de seu Alécio Heidenreich, tradicional construtor de baleeiras do Ribeirão da Ilha, que faleceu em março de 2022. A data foi sugerida pelo projeto Baleeiras da Ilha ao vereador Afrânio, que apresentou projeto de lei, aprovado em 2022. Como a Câmara de Vereadores estará em recesso no dia 18, a comemoração foi antecipada para o dia 10. 

Homenageados

– Narbal Silva, diretor executivo da Pró-Reitoria de Extensão da UFSC

– Arante José Monteiro Filho, o Arantinho, proprietário do Arante Bar e restaurante, proprietário de baleeira

– Etienne Gruhier, proprietário de baleeira
– Saturnino Ribeiro (Toninho), pescador aposentado do Pântano do Sul
– Adauto Cunha, pescador amador, proprietário de baleeira
– Alberto Cavalheiro – Nasceu 20/101925, faleceu 28/08/1986 , carpinteiro na Freguesia do Ribeirão – o filho Hermínio Cavalheiro receberá a homenagem in memorian
– Rogério Pierri Filho, pescador profissional, proprietário de baleeira, presidente da Associação de Pescadores Artesanais da Praia do João Paulo e Saco Grande

– José Olímpio da Silva Júnior, biólogo, estudioso das baleeiras e proprietário de baleeira

Projeto Baleeiras da Ilha 

As fotos que farão parte da exposição do dia 10 são de autoria da fotógrafa Cristina Gallo, uma das integrantes do projeto Baleeiras da Ilha. O projeto é formado por profissionais de Florianópolis que se uniram em torno do sonho de preservar a memória da embarcação. 

Para tanto, foi lançado em dezembro de 2021 o site baleeiras ilha.pmf.sc.gov.br, com financiamento do edital nº 992, do Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura de Florianópolis. O site foi desativado recentemente por questões técnicas, mas no início do ano que vem o conteúdo volta a ficar disponível ao público no endereço eletrônico baleeiras.com.br

Sobre a baleeira

“A baleeira é uma embarcação típica do litoral catarinense que corre o sério risco de extinção, já que vem sendo cada vez menos utilizada e construída”, relata Luciano Luiz Dias, técnico em construção naval e membro da equipe do projeto Baleeiras da Ilha. Ela é feita em madeira e seu casco se difere de outras construídas no mesmo material por ser arredondado e com tábuas que se sobrepõem, imitando escamas. 

Seu formato e modo de construção faz dela uma embarcação veloz e fácil de manobrar. A segurança ao navegar é também um diferencial, tanto para pescaria como para passeio. É um barco ao mesmo tempo rústico, valente e belo.

Ainda hoje é usada para pesca, profissional ou amadora, e para transporte de passageiros. Mas seu futuro pode estar em risco. Ela já não é mais construída, pois utiliza madeiras que não podem ser extraídas por serem protegidas por lei. Além disso, os métodos de construção da baleeira estão preservados apenas na memória de mestres artesãos. É o epílogo de uma história que o Projeto Baleeiras da Ilha e o Dia Municipal da Baleeira pretendem preservar.

Siga nossas redes:

@baleeirasdailha

Foto: Cristina Gallo