spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Câmara de Vereadores abriga a 1ª Mostra Catarinense de Orquídeas

VariedadesCâmara de Vereadores abriga a 1ª Mostra Catarinense de Orquídeas
spot_img

Figueirense 2025: O Furacão renova confiança e parcerias

O esporte catarinense e os torcedores do Figueirense embarcam...

Fundação Cultural BADESC abre inscrições para oficina gratuita

Interessados em participar da atividade “Processos de Impressão Artesanal”,...
spot_img

Compartilhe

O prefeito em exercício, vereador Gean Loureiro (PMDB) abriu às 18 horas de hoje (09/10) a 1ª Mostra Catarinense de Orquídeas, no Espaço Cultural Martinho de Haro, da Câmara de Vereadores de Florianópolis. A exposição, que ficará aberta à visitação pública diariamente das 8 às 19h30 até a próxima quinta-feira (12), homenageia a Laélia Purpurata, flor símbolo de Santa Catarina e de Florianópolis. A homenagem decorre do fato da variedade estar em seu momento de floração anual.

A mostra reúne 13 orquidófilos de Florianópolis, que estão apresentando 25 espécies diferentes, nacionais e importadas, num total de 285 exemplares. No mesmo local está ocorrendo paralelamente outras três exposições: de livros versando sobre a Laélia Purpurata, de selos e moedas.

A descoberta da Laélia Purpurata para a ciência aconteceu em 1846, por François Devos, no litoral da então Província Imperial de Santa Catarina. Floriu pela primeira vez fora deu habitat natural em 1852, em York, na Inglaterra. No mês de julho foi exibida à Royal Horticulture Society, em Londres, o que proporcionou seu estudo, descrição e classificação pelo famoso botânico John Lindley.