spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Câmara aprova feriado municipal de consciência negra e homenageia entidade

GeralCâmara aprova feriado municipal de consciência negra e homenageia entidade
spot_img

Figueirense 2025: O Furacão renova confiança e parcerias

O esporte catarinense e os torcedores do Figueirense embarcam...

Fundação Cultural BADESC abre inscrições para oficina gratuita

Interessados em participar da atividade “Processos de Impressão Artesanal”,...
spot_img

Compartilhe

Foi aprovado segunda-feira (9/11), por unanimidade, o projeto de lei 12.166/06, de autoria do presidente interino da Câmara de Vereadores de Florianópolis, vereador Márcio de Souza (PT), que declara feriado municipal o dia 20 de novembro, como Dia da Consciência Negra, em homenagem ao herói brasileiro Zumbi dos Palmares. Segundo o vereador, o projeto objetiva chamar “a atenção da sociedade aos absurdos provocados pelo preconceito e racismo e da necessidade de respeito à população negra”.

O dia 20 de novembro marca data da morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida no ano de 1695. Desta forma, já está confirmado também, de 16 a 20 de novembro próximos, que Florianópolis será a sede do II Diálogos Brasil África – Semana da Consciência Negra.

Antes da aprovação do projeto que declara feriado municipal o dia 20 de novembro, foi realizada a homenagem ao Centro Cultural Escrava Anastácia, que está completando 13 anos de existência, atendendo a mais de 300 jovens em comunidades carentes da Capital. A homenagem atendeu a requerimento número 528/09 dos vereadores Renato Geske (PR) e Marcos Aurélio Espíndola – Badeko (PPS).

Com a presença do prefeito em exercício, vereador Gean Marques Loureiro (PMDB) e do Padre Wilson Groh, que é membro atuante do Centro Cultural Escrava Anastácia, a coordenadora da entidade, a pedagoga Nadir Azibério ressaltou a importância da atuação da entidade para “salvar os jovens em comunidades carentes do tráfico e da própria morte”. Para isso, ela pediu o apoio do governo municipal. Gean Loureiro disse que buscará o apoio ainda maior para a entidade junto ao executivo municipal. “Vamos buscar que no próximo orçamento para os projetos sociais a entidade Escrava Anastácia seja ainda mais contemplada”, completou.