spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 janeiro 2025

Bruno Fontes e Matheus Dellagnelo estreiam no Pan-Americano de Lima

EsportesBruno Fontes e Matheus Dellagnelo estreiam no Pan-Americano de Lima
spot_img

Música no Pátio oferece fim de semana com apresentações musicais ao vivo

Evento semanal no Pátio Milano une gêneros musicais variados...

WOA renova patrocínio com Avaí para a 17ª temporada consecutiva

A WOA, uma das mais reconhecidas empresas do mercado...

Fanfarra da Ponte intensifica mobilização para o Carnaval 2025

Últimos dias para apoiar campanha de financiamento coletivo A Fanfarra...
spot_img

Compartilhe

Velejadores do Iate Clube de Santa Catarina competem em busca de medalhas na competição pan-americana. 

Os velejadores do Iate Clube de Santa Catarina Bruno Fontes e Matheus Dellagnelo iniciam neste sábado suas campanhas no Pan-Americano de Lima, no Peru. Diferente de grande parte dos esportes disputados neste Pan, as regatas ocorrem em Paracas, localizada a 260 km da capital peruana e conhecida por seus ventos fortes.

A dupla catarinense chega com as expectativas bem altas no evento. Bruno participa de seu segundo Pan-Americano na classe Laser Standard e pretende melhorar o desempenho de 2011 quando foi quinto colocado. Já Matheus Dellagnelo quer repetir o feito obtido em Guadalajara, quando trouxe a medalha de ouro para o país na classe Sunfish. A preparação dos velejadores catarinense foi realizada na Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina e ambos já estão em Paracas para aclimatação final antes dos jogos.

Um dos mais experientes da equipe brasileira no Pan, Bruno Fontes busca um dos poucos feitos que ainda faltam em sua carreira. “A expectativa para esse Pan é muito boa. Vim com o objetivo de conquistar uma medalha, não importa a cor, mas é claro que vamos trabalhar pelo ouro. A preparação foi muito boa, fiz tudo que podia ter feito e estou contente”, avalia Bruno.

Matheus também chega bem confiante ao Pan. Em busca do bicampeonato na classe Sunfish, o velejador catarinense sabe que não terá vida fácil em Paracas, mas chega bem otimista para brigar pela segunda medalha pan-americana.“Já consegui treinar dois dias na água desde que cheguei aqui. A nossa raia é bem longe, tanto a minha quanto a do Bruno, e acaba sendo um vento um pouco mais fraco, variando um pouco mais. O campeonato vai ser bem competitivo. Estou me sentindo bem confortável no popa e ainda estou buscando as regulagens no contravento. Vou aproveitar esses últimos dias de treino” afirma Matheus.

A equipe brasileira no Pan-Americano é composta por Gabriel Borges e Marco Grael (49er), Martine Grael e Kahena Kunze (49er FX), Bruno Lobo (Kite), Gabriela Kidd (Laser Radial), Bruno Fontes (Laser Standard), Cláudio Biekarck, Gunnar Ficker e Isabel Ficker (Lightning), Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino (Nacra 17), Patricia Freitas (RS:X Feminino), Breno Franciolli (RS:X Masculino), Juliana Duque e Rafael Martins (Snipe) e Matheus Dellagnelo (Sunfish).

O formato de competição para as classes Laser Standard e Sunfish, das quais os catarinenses fazem parte, será da seguinte maneira: cinco dias de competições com duas regatas previstas para cada e um dia de folga. Ao término das dez regatas da fase da primeira fase os melhores velejadores participam da regata da medalha. A Medal Race de Sunfish está marcada para o sábado, 10 de agosto, enquanto a do Laser Standard ocorre na sexta-feira, dia 9 de agosto.

Para acompanhar as disputas da vela no Pan: https://www.lima2019.pe/resultados