spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 janeiro 2025

BRDE comemora 55 anos com exibição gratuita de filmes da região Sul em cinema da Capital

VariedadesBRDE comemora 55 anos com exibição gratuita de filmes da região Sul...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Mostra de Cinema Brasileiro BRDE exibirá gratuitamente filmes realizados com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual que tem o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) como agente financeiro, de quarta-feira (15/06) a sábado (18/06), no Cinema do CIC, em Florianópolis.  O evento integra as atividades de comemoração aos 55 anos de fundação do Banco e tem parceria da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC). A  entrada é gratuita. 

Na programação estão sete filmes, dentre eles o longa-metragem catarinense Xucro – Oração do Amor Selvagem, do diretor Chico Faganello, que será exibido em sessão especial para convidados, no dia 15 de junho (quarta-feira), e também em sessão aberta e gratuita, no dia 18 de junho (sábado). Integram a Mostra as animações Até que a Sbórnia nos Separe e Bruxarias; o documentário Iván; e três longas de ficção: Beira-Mar, Para Minha Amada Morta e Real Beleza. Os ingressos gratuitos estarão disponíveis em guichê no hall do Cinema do CIC uma hora antes de cada sessão.

Em 2015, o BRDE expandiu ainda mais sua atuação como agente financeiro do FSA com o lançamento de treze chamadas públicas. O apoio regional ao setor audiovisual se deu por meio das linhas Suplementação Regional e TVs Públicas, diversificando territorialmente o alcance dos recursos do Fundo. No ano passado, foram firmados 350 contratos, totalizando R$ 242 milhões. Na Região Sul, foram contratados 42 projetos que somaram R$ 21 milhões.

Programação aberta e gratuita:

Dia 16 de junho (quinta-feira)

14h30: Iván (de Guto Pasko / Documentário / PR)

Sinopse: O filme narra o emocionante retorno do refugiado ucraniano no Brasil Iván Bojko à sua terra natal, 68 anos depois, já aos 91 anos de idade.

20h: Para minha amada morta (De Aly Muritiba / Ficção / PR)

Sinopse: Fernando é um bom homem que cuida do seu filho único, Daniel, um menino tímido e sensível. Depois da morte de Ana, sua esposa, todas as noites Fernando recorda o seu amor, arrumando as coisas de sua amada morta. Um dia ele encontra uma fita VHS, que mudará tudo.

Dia 17 de junho (sexta-feira)

14h30: Até que a Sbórnia nos separe (De Otto Guerra e Ennio Torresan Jr / Animação / RS)

Sinopse: O que acontece quando o muro que separa um pequeno país do resto do mundo cai acidentalmente? Tranquilo e parado no tempo, o povo da Sbórnia é agora atingido pelos ventos da modernidade vindos da cidade grande.

20h: Real beleza (De Jorge Furtado / Ficção / RS)

Sinopse: Filme conta a história de João, um fotógrafo que procura candidatas à modelo em cidades do interior gaúcho. João conhece uma jovem de rara beleza, Maria, e acaba se envolvendo com a mãe dela, Anita. O pai da menina, Pedro, não quer deixar que ela seja modelo. João se apaixona por Anita e agora quer levar embora mãe e filha.

Dia 18 de junho (sábado)

14h30: Bruxarias (De Virginia Curia Martinez / Animação / RS)

Sinopse: História voltada para o público infantil, sobre uma menina de dez anos que vive uma aventura para salvar a avó e os segredos de sua família. Trabalhando com a mística das bruxas e a preparação de poções mágicas, o filme estimula a discussão sobre temas como natureza, folclore, imaginário popular, relações familiares/geracionais e tecnologia. Com pitadas de bom humor, a jornada desta heroína, que descobre ser de uma linhagem de feiticeiras e que tem nas receitas da avó um valioso tesouro, será contada através da linguagem fantástica da animação.

17h: Beira-Mar (De Filipe Matzembacher e Marcio Reolon / Ficção / RS)

Sinopse: Durante o inverno, dois jovens viajam ao litoral gaúcho. Martin precisa visitar parentes distantes, em busca de um documento para seu pai. Tomaz aceita acompanhá-lo nessa jornada, aproveitando a oportunidade para se reaproximar do amigo.

Os dois passam os dias imersos em um universo próprio, expostos à família que rejeita Martin e à estranha distância que surgiu entre ele e Tomaz. Alternando entre distrações corriqueiras, reflexões sobre suas vidas e sua amizade, os garotos se abrigam em uma casa de vidro, à beira de um mar frio e revolto.

20h: Xucro – Oração do Amor Selvagem (De Chico Faganello / Drama / SC)

Sinopse: No fim dos anos 1970, em uma sociedade isolada no interior que vive a ascensão de novas religiões e seitas, um homem desafia as leis divinas e viaja para defender os seus princípios e a sua liberdade. Mas o que parecia ser a felicidade em um vilarejo de crentes, torna-se um labirinto de ciúme, fanatismo e violência.