Uma sessão especial em homenagem aos bombeiros ocorre nesta terça-feira, 2, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na Capital. Serão homenageados militares que dedicam suas vidas para salvar a de desconhecidos e os pequenos “bombeiros mirins” – jovens beneficiados pelo projeto social da Corporação que ensina ações básicas de gestão de risco a crianças e adolescentes. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.
A cerimônia será realizada no plenário Deputado Orni Régis e terá início às 19h. O evento ocorre em homenagem ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado em 2 de julho.
O Dia Nacional do Bombeiro foi instituído, assim como a Semana Nacional de Prevenção contra Incêndio e Pânico, pelo Presidente Getúlio Vargas no ano de 1954 em atendimento às demonstrações de agradecimento do povo brasileiro pelas frequentes provas de valor e bravura dos integrantes das Corporações Militares Estaduais.
Com mais de 110 quartéis espalhados por Santa Catarina, 2,7 mil militares dedicam-se à tarefa de salvar vidas. Na primeira semana de julho, bombeiros lotados nas unidades operacionais do Corpo de Bombeiros Militar vão estar especialmente mobilizados na promoção de eventos comemorativos e de prevenção contra incêndio e pânico junto a população. Serão realizadas palestras, exercícios simulados de incêndio, demonstrações das atividades desempenhadas pelos bombeiros e a campanha anual de orientação sobre os riscos de incêndios em residências (Operação Alerta Vermelho).
Em São José, na Grande Florianópolis, uma exposição com imagens históricas e atuais que demonstram detalhes das atividades desempenhadas no dia a dia dos bombeiros catarinenses e contam um pouco da história da Corporação criada em 1926 será exibida entre 2 e 16 de Julho no hall central do Continente Park Shopping.
Operação Alerta Vermelho
Tradicionalmente realizada durante a Semana de Prevenção Contra Incêndio e Pânico em municípios catarinenses, a Operação Alerta Vermelho consiste em um mutirão de visitação realizado por Bombeiros Militares e comunitários a residências unifamiliares para divulgar orientações preventivas contra incêndio e acidentes domésticos a seus moradores.
Durante a visita é realizada uma análise da segurança das edificações e prestados esclarecimentos sobre os pontos vulneráveis e as medidas que podem ser tomadas para evitar acidentes no ambiente doméstico, principalmente no que diz respeito à rede de energia elétrica, uso de líquidos inflamáveis, velas e fogões.
Aproveitando o contato com a população, os bombeiros aplicam uma pesquisa que visa obter informações sobre o nível de conhecimento da comunidade sobre primeiros-socorros, combate a incêndios e o serviço bombeiro militar.
Mais sobre o Dia Nacional do Bombeiro
O Dia do Bombeiro, comemorado em todo o país, foi instituído pelo Decreto Federal número 35.309, de 2 de abril de 1954, para marcar os 98 anos de implantação do serviço de combate a incêndio (2 de julho de 1856). Na data, o monarca Dom Pedro II assinou o Decreto Imperial Nr. 1775, regulamentou pela primeira vez o Serviço de Extinção de Incêndios no Brasil e criou o Corpo de Bombeiros Provisório da Corte.
A mesma legislação instituiu que na semana em que o 2 de julho estiver compreendido deva ser realizada, ainda, a Semana de Prevenção contra Incêndio, visando atividades que minimizam a ocorrência de sinistros.
Sobre o CBMSC
No Estado, as atividades militares de combate a incêndio tiveram início em 26 de setembro de 1926 na Capital, à época com 27 integrantes oriundos da então Força Pública, sob o comando do Tenente Waldomiro Ferraz de Jesus.
Passadas mais de oito décadas desde seu surgimento, a Corporação catarinense é hoje referência para o restante do país. Atualmente são 12 Batalhões de Bombeiro Militar, com pelo menos 112 unidades operacionais em municípios (uma das melhores coberturas do serviço do Brasil) e 2.750 homens e mulheres treinados a serviço da população.
Desde as primeiras ações, a atividade de Bombeiro ampliou-se significativamente a serviço da vida. Agora, a Corporação entrega à Sociedade muito mais do que a precursora ação de combate a incêndio. Hoje em Santa Catarina o CBMSC presta serviços de excelência no combate a incêndios urbanos e florestais, atendimentos pré-hospitalares, resgates veiculares, salvamento aquático e em altura, entre outras atividades operacionais – sem mencionar a diversidade de atividades técnicas preventivas e a força-tarefa para atuação em desastres extremos.