A partir desta segunda-feira, 4, integrantes da Força-Tarefa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), formada por grupos de bombeiros especialmente treinados e equipados para atuação em ocorrências extremas, estarão em São José, na Grande Florianópolis para um treinamento de avaliação da capacidade técnica e operacional no atendimento de ocorrências em áreas deslizadas. O evento ocorre também durante a terça-feira, 5. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.
Serão simuladas operações comuns neste tipo de situação, como a busca, resgate e salvamento de vítimas de deslizamentos.
Este será o quinto exercício de certificação da Força-Tarefa, criada pelo CBMSC em 2011 para a pronta resposta em eventos críticos (desastres naturais extremos, incêndios urbanos e florestais de grandes proporções, etc).
Formada por 12 grupos de bombeiros distribuídos nos Batalhões no Estado, a estrutura especializada reúne pessoal treinado e dotado de recursos materiais próprios e específicos para emprego em situações de deslizamentos, estruturas colapsadas, enchentes e inundações, incêndios florestais entre outros desastres.
As equipes da Força-Tarefa são preparadas para atuar de forma individual ou integrada em reforço às guarnições de regiões assoladas pelos eventos adversos, estas responsáveis pelo primeiro atendimento de vítimas. Aproximadamente 100 Bombeiros Militares do grupo especializado serão mobilizados neste exercício de certificação. Cada equipe, composta por pelo menos 12 militares, trará para a região caminhonetes 4×4, botes infláveis, equipamentos de intervenção em áreas deslizadas, entre outros materiais de apoio (alimentação e outros).