A ação durou cinco meses e promoveu o intercâmbio de culturas e ideias
Nos últimos anos escolares, a preocupação com vestibular e carreira ganharam ainda mais importância. Atualmente, com o Novo Modelo de Ensino Médio, instituições educacionais estão se preparando e oferecendo itinerários formativos com base na definição proposta pelo Ministério da Educação (MEC). Uma das principais tendências nesse momento de mudanças é o ensino bilíngue, considerado um grande aliado para reforçar a preparação dos estudantes para o futuro nos últimos anos escolares – e sem sobrecarregar a rotina de estudos.
Foi pensando na troca de experiências, na prática do inglês e no intercâmbio de ideias que a Escola Dinâmica, de Florianópolis, e o Colégio Altamira, em Guadalajara (México), se uniram em um projeto de incentivo ao bilinguismo entre seus alunos, “BRAZIL-MEXICO Connection”. Através de uma parceria inédita e inovadora entre a empresa brasileira Edify Education e o ACT Education Solutions, tem sido viável oferecer experiências como essa. O ACT é uma empresa baseada nos Estados Unidos, que oferece soluções para educação, assim como preparação para o ingresso no mercado de trabalho. É a instituição que conduz o ACT Test, o principal exame de admissão para faculdades norte-americanas. O seu programa Global Assessment Certificate (GAC), chamado de Edify College Prep by ACT, no Brasil, já formou mais de 100 mil estudantes em 10 países. O aluno que cursa o programa completo, com 18 disciplinas de 40h cada, tem entrada facilitada em cerca de 150 universidades parceiras da ACT.
Nesse programa, 36 estudantes brasileiros e 22 mexicanos, entre 15 e 17 anos, formaram 18 grupos que tinham como objetivo criar um projeto. Os professores utilizaram o novo curso de computação do GAC “Computing for Academic Study” para fornecer uma estrutura de aprendizagem e avaliação. De forma virtual, as equipes trabalharam a comunicação digital, gerenciamento de projeto, realização de redação e apresentação colaborativa.
Os professores propuseram quatro temas atuais: cultura, desigualdade, meio ambiente e educação. Pautados nestes assuntos, os times tiveram que realizar seus trabalhos pesquisando sobre organizações sem fins lucrativos ou ONGs – Anistia Internacional, Médicos Sem Fronteiras, Greenpeace, Cruz Vermelha. A partir dessas premissas, as equipes, utilizando o inglês, se basearam no cronograma que incluía: o contrato do time; ferramentas de colaboração online; gerenciamento do projeto; pesquisa de satisfação; storyboard e um vídeo final sobre a experiência.
De acordo com André Hedlund, mestre em Psicologia da Educação (Univ. de Bristol), certificado no Train the Trainer de Cambridge e Mentor Pedagógico do Edify Education, a experiência foi um grande desafio não só para os alunos, mas para o corpo docente. “O fuso horário, o calendário escolar e as dificuldades de comunicação não impediram que conseguíssemos realizar esse intercâmbio tão importante entre os alunos. No final, a troca promoveu não só o aprendizado, mas também criou laços de amizade entre todos”, relata André.
Para o professor mexicano, Edgar Hernández, o projeto foi fundamental para o crescimento dos alunos. “Trabalhamos temas atuais e interessantes, o que estimulou os estudantes a pesquisarem e apresentarem seus trabalhos. O encerramento do projeto contou com a edição do vídeo final de todos os grupos, um recado do vice-presidente da ACT GAC, além de um depoimento meu e das equipes”, conta.
A iniciativa estimulou a criatividade, comunicação, pensamento crítico e a interculturalidade. Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de falar em público, se apresentarem e se conhecerem através do virtual. A apresentação final também contou com a presença das famílias.
Edify College Prep by ACT
O programa Edify College Prep by ACT, oferecido no país pelo Edify Education, expande a grade curricular, inserindo módulos de estudos em diversas áreas, como Gestão de Dados, Negócios, Comunicação Digital, Psicologia, entre outros. Com uma carga horária de até 240h/ano, as disciplinas são lecionadas em inglês e distribuídas em três anos, geralmente a partir do 9º ano e até a 2ª série do Ensino Médio. As trilhas podem variar, sendo adaptáveis de acordo com a disponibilidade e necessidade da escola, e constituem uma ótima possibilidade para compor os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio.