spot_imgspot_img
Florianópolis, 2 janeiro 2025
spot_imgspot_img

Biblioteca comunitária na Lagoa terá programação literária para as crianças nesta quarta-feira

VariedadesBiblioteca comunitária na Lagoa terá programação literária para as crianças nesta quarta-feira
spot_img

OAB/SC tem novo presidente: Juliano Mandelli assume o cargo

Advogado de Balneário Camboriú, ele sucederá Cláudia Prudêncio para...

ACIF prestigia cerimônia de posse do prefeito e vereadores de Florianópolis

A Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) marcou presença na...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A biblioteca comunitária Barca dos Livros, que funciona no Lagoa Iate Clube (LIC), na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, promoverá uma atividade especial nesta quarta-feira, 1º, para celebrar o dia internacional do livro infanti. O espaço vai receber alunos das escolas estaduais e municipais, no período da manhã, às 10h, e da tarde, às 14h e 15h30, para narração de histórias e leituras de clássicos infantis. O evento é gratuito e aberto ao público.

O dia internacional do livro infantil é oficialmente comemorado no dia 2 de abril. A data foi escolhida em 1967 pela International Board on Books for Young People (IBBYP) e homenageia o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, nascido em 2 de abril de 1805.

Andersen é autor de inúmeros clássicos, entre eles O Patinho Feio, A Caixinha de Surpresas, Os Sapatos Vermelhos, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei, A Rainha do Gelo.

A Barca dos Livros, ONG tocada quase exclusivamente por voluntários, possui o maior acervo de literatura infantil e juvenil do Estado. Em 2014, concorrendo com outros 998 projetos de todo o país, conquistou o Prêmio Vivaleitura, promovido pelo Ministério da Cultura, Ministério da Educação e pela Organização dos Estados Ibero-Americanos, como a melhor biblioteca comunitária do Brasil.

Com quase 5 mil leitores cadastrados, a Barca efetuou mais de 50 mil empréstimos de livros, promoveu mais de 2 mil ações culturais de diferentes categorias, entre elas: encontros com autores e lançamentos de livros, exposições de arte, passeios de barco com narração de histórias, saraus literários, encontros com leituras em voz alta, visitas de escolas, noites de prosa, poesia e canção, cursos e oficinas, sessões de cinema etc.