“Gourmandises Catarinenses” chega a sua segunda edição e conta a origem da culinária regional, desde a chegada dos imigrantes até os dias atuais.
O livro “Gourmandises Catarinenses” foi idealizado pelo publicitário Roberto Costa, produzido pela agência Propague e escrito pelo jornalista, cozinheiro e sommelier João Lombardo. A primeira edição foi lançada em 2013 e foi um sucesso de vendas, esgotando em pouco tempo. A segunda edição chega às livrarias e lojas especializadas na próxima segunda-feira (20), totalmente revisada e atualizada, com lançamento no Coração da Cidade, o Beiramar Shopping. O evento começa às 18 horas no piso L2, na área externa do JazzIn.
O livro conta com 64 receitas e narra a história da formação da culinária estadual, desde o Homem do Sambaqui, passando pelos indígenas e navegadores, até chegar às 24 etnias que desembarcaram no estado, trazendo sua cultura e receitas que, aliadas aos ingredientes da terra, deu origem à cozinha regional. O livro ainda conta como esses produtos, conhecidos como Premium (ostras, cortes de pato, embutidos, queijos finos, entre outros), chegaram à cozinha e às mesas dos catarinenses.
As bebidas também têm seu espaço no livro. Contando a história dos vinhos e vinícolas de Santa Catarina, a chegada da cerveja com os imigrantes alemães, passando pelas atuais cervejas artesanais e a origem da cachaça e do steinhaeger – destilados de alta qualidade elaborados no estado. É uma obra essencial para quem admira e aprecia a boa mesa.
Serviços:
O que: Lançamento do livro “Gourmandises Catarinenses”
Quando: 20 de setembro, as 18 horas
Onde: Piso L2, na área externa do JazzIn