spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 janeiro 2025

Bebel Orofino é a próxima convidada do Círculo de Leitura de Florianópolis

VariedadesBebel Orofino é a próxima convidada do Círculo de Leitura de Florianópolis
spot_img
spot_img

Compartilhe

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) com a tese “Mediações na Produção de Teleficção: tecnologia e reflexividade na microsérie O Auto da Compadecida”, Maria Isabel Orofino é a próxima convidada do Círculo de Leitura de Florianópolis. O encontro será realizado na, quinta-feira, dia 24, às 17 horas, no miniauditório Harry Laus, Biblioteca Universitária da UFSC.

Maria Isabel (Bebel, para os amigos), formada em Jornalismo pela UFSC, atua nas áreas de estudo da mídia, teleficção e teledramaturgia e é professora do doutorado em Artes Cênicas da Udesc. “Desde a graduação minhas buscas profissionais voltam-se para a área de teledramaturgia e de produção de ficção audiovisual”, arremata. “Desenvolvi uma prática de roteirização que me levou a escrever também para o teatro. No âmbito acadêmico, minha prática de ensino, pesquisa e extensão recai sobre as teorias da comunicação; a teledramaturgia, televisão e produção; estudos de recepção e consumo cultural e estudos culturais”, diz Bebel, acrescentando que ao longo dos últimos 20 anos tem participado de variados projetos artístico-culturais (audiovisuais/cênicos) e educativos, atuando como diretora, roteirista, coordenadora de produção, produtora executiva e pesquisadora.

Ela conta que o mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina lhe permitiu atuar em Mídia e Mediação Escolar e Educação a Distância, o que possibilitou um permanente diálogo com pesquisadores e profissionais de diversos setores. Na área de Educação a Distância, por exemplo, atuou como coordenadora de produção em projetos com o uso de mídias integradas (TV – teleconferências; vídeo, livro, apostilas) e tem ampla experiência em roteirização de vídeos culturais e educativos.

Bebel integra o Grupo de Pesquisa Inter-Textos com Edélcio Mostaço, Vera Collaço e Stephan Baumgärtel. Em parceria com Collaço, desenvolve “O Melodrama Reinventado: do circo criollo à webnovella”, que tem como meta principal promover uma reflexão sobre o trabalho do ator no uso de novas mídias. Para tanto, propõe-se uma pesquisa que busca traçar um percurso histórico do melodrama na América Latina e sua tradução em diferentes formas culturais. O objetivo é alcançar uma compreensão sobre a presença recente do melodrama na internet, sobretudo a partir de um novo formato chamado webnovela.

Atua também como pesquisadora do projeto “A direção de atores na teledramaturgia”, inserido na Rede Obitel-Brasil (participam 40 pesquisadores de nove países). O trabalho é coordenado pela professora Maria Immacolata Lopes do Centro de Pesquisa de Telenovela – CPTN/ECA/USP e conta ainda com a parceria do Projeto Globo Universidade. O Obitel é o Observatório Ibero-Americano da Teleficção que congrega Espanha, Portugal, Estados Unidos, México, Colômbia, Peru, Chile, Argentina e Brasil.

Criado pelo ex-diretor da EdUFSC, o poeta Alcides Buss, o Círculo de Leitura de Florianópolis é um projeto que permite ao convidado e aos presentes discutirem informalmente sobre os livros que estejam lendo, as leituras do passado e as influências de outros autores sobre o seu trabalho. Escritores e jornalistas como Salim Miguel, Oldemar Olsen Jr., Fábio Brüggemann, Inês Mafra, Mário Pereira, Maicon Tenfen, Cleber Teixeira, Dennis Radünz, Rubens da Cunha, Renato Tapado, Raimundo Caruso, Nei Duclós, Marco Vasques, Zahidé Muzart, João Carlos Mosimann, Mário Prata, Flávio José Cardozo e Lauro Junkes foram alguns dos participantes das etapas anteriores do projeto.

Contatos com Maria Isabel pelo e-mail: isabelorofino@th.com.br