spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Bandeira Azul: prazo final é 26 de junho

Meio ambienteBandeira Azul: prazo final é 26 de junho
spot_img

Figueirense 2025: O Furacão renova confiança e parcerias

O esporte catarinense e os torcedores do Figueirense embarcam...

Fundação Cultural BADESC abre inscrições para oficina gratuita

Interessados em participar da atividade “Processos de Impressão Artesanal”,...
spot_img

Compartilhe

A FloripAmanhã alerta todas as pessoas envolvidas com a certificação Bandeira Azul que as três praias-piloto de Florianópolis – Santinho, Jurerê Internacional e Mole – podem não obter a bandeira caso a documentação com os 29 critérios cumpridos não seja entregue no dia 26 de junho, o prazo final divulgado por Marinez Scherer, do IAR (Instituto Ambiental Ratones), entidade responsável pelo programa no Brasil.

De acordo com o documento, os critérios que ainda não foram cumpridos – mas que estão em andamento – serão aceitos pela FEE, coordenadora internacional do Bandeira Azul, desde que haja comprometimento em apresentar, até 15 de novembro, o critério cumprido. Esta medida, a “carta de pedido de exceção”, pode agilizar o trabalho, mas desde que haja comprometimento.

“As agentes promotoras cumpriram sua parte, mas falta a parte operacional, que é a ferramenta que cumprirá os 15% dos itens que faltam”, salienta Otavio Ferrari Filho, coordenador da Câmara de Meio Ambiente da FloripAmanhã, agente promotora da praia do Santinho.

Este trabalho é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Florianópolis, já que, em todo o mundo, é o poder público municipal da cidade da praia-piloto que assume o comando da candidatura. Em reunião realizada no dia 21/05 entre os profissionais envolvidos neste processo na FLORAM, ficou definido que o operacional fica com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e o institucional com a Secretaria de Assuntos Internacionais da Prefeitura.

“No papel está tudo certo, mas é necessário trabalho árduo nesta reta final, caso contrário corre-se o risco de perder três anos de trabalho’, diz Zena Becker, presidente da FloripAmanhã.

Confusão com a data para entrega de prazo pode atrapalhar, já que foi divulgado que a data seria 15 de julho, sendo que o último ano consiste em prorrogação do prazo – marcado inicialmente para junho de 2008 – mas que foi esticado devido à lentidão do processo.