spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Bandeira Azul: Jurerê muito mais Internacional

Meio ambienteBandeira Azul: Jurerê muito mais Internacional
spot_img
spot_img

Compartilhe

Desde o dia 1º de dezembro a nossa Jurerê Internacional tem um novo símbolo na praia: a Blue Flag.

A bandeira azul é uma certificação ecológica internacional atribuída às praias e marinas que cumprem um conjunto de requisitos de qualidade.

A reputação de Jurerê Internacional está consolidada e nada mais justo do que oficializar isso com a bandeira azul. O Estúdio Santa Catarina, do dia 20 de dezembro, mostrou em reportagem o empenho de moradores e turistas que fazem questão de contribuir para que Jurerê seja cada vez mais azul.
bandeira azul Jurere

Reduto consolidado de pessoas exigentes, Jurerê Internacional tem o mesmo respaldo de praias como: Algarve (Portugal), Ibiza (Espanha) e Côte D´Azur (França), que também já foram condecorados com o selo azul.

Visitar Jurerê Internacional é a certeza de encontrar balneabilidade, segurança, bem estar, infra-estrutura e ações de educação e informação ambiental. Ou seja: tudo o que você que mora aqui ou quem já passou as férias em Jurerê Internacional já está acostumado a ver.

Saiba mais

Artigo de Antonio Barbosa, Diretor Administrativo e Coordenador da Câmara de Turismo da FloripAmanhã.

Bandeira Azul é um selo ambiental, de qualidade de praias e marinas, outorgado pela Fundação para Educação Ambiental – FEE. Para obter tal certificação, é necessário que a praia-piloto – assim chamadas as candidatas oficiais de cada país – comprove cumprimento de 29 critérios de avaliação. O Brasil é parte do grupo de 54 países que compõem a FEE, e destes, 38 participam do programa Bandeira Azul.

Em 2008, 3200 praias em todo o mundo ostentaram a Bandeira Azul. Distribuídos em quatro grandes grupos, a saber, Educação e Informação Ambiental, Segurança e Serviços, Qualidade de Água e Gestão Ambiental, as ações relativas à Bandeira Azul são parte de um conjunto de programas da FEE, a qual existe desde 1981. A finalidade última da Bandeira Azul é aumentar o grau de conscientização da população e em particular dos decisores (governos) sobre a importância de proteger o meio ambiente e fazer uso correto das praias e marinas.

Foram sete as praias-piloto no Brasil, segundo o Instituto Ambiental Ratones – IAR, responsável pelos programas da FEE no Brasil:

– Praia do Forte (Mata de São João) – BA
– Ilha do Boi/Praia Grande (Vitória) – ES
– Castelhanos (Anchieta) – ES
– Praia do Tombo (Guarujá) – SP
– Jurerê Internacional (Florianópolis) – SC
– Praia do Santinho (Florianópolis) – SC
– Praia Mole (Florianópolis) – SC.

Como se vê, três localizam-se em Florianópolis. Pelas suas qualificações, dentre todas, Jurerê Internacional foi a única agraciada com o selo, em Santa Catarina, no Brasil e na América Latina.

Os critérios atendidos por Jurerê Interncaional não foram criados há pouco tempo, e são largamente testados. As vantagens de se promover o turismo saudável ambientalmente, passa pela necessidade de resolver os problemas ligados a infra-estrutura para esse turismo.

Saneamento básico é condição “sine qua non”. Acesso a praia facilitado para deficientes, bem como a criação ou adequação de banheiros a portadores de necessidades especiais. Ordenamento do uso da área de praia. Sinalização adequada. Proteção ao meio ambiente e manutenção dos recursos naturais locais. Tudo isso faz parte do programa Bandeira Azul. Obter a certificação é um fato memorável. Sem dúvida. Incentiva ações semelhantes em outros locais, e cria a expectativa de que todos os atores envolvidos mergulhem na busca de mais Bandeiras Azuis para Florianópolis.