O Papadu, formado pelo carismático Dudu do Banjo e seus filhos Emanuel (Guitarra, Baixo e Washboard) e Ícaro (Bateria e Percussão), leva suas boas vibrações sonoras a diversos pontos da ilha neste mês de novembro. O grupo se apresenta no John Bull Café dia 11, no Bar Ponto de Vista no dia 13 e no Espaço Sol da Terra no dia 20.
O som do Trio Papadu é marcado por um encontro de gerações em torno do Blues. Dudu, com influências centradas no jazz, blues e rock clássico, mistura essas sonoridades ao direcionamento mais contemporâneo de seus filhos. O resultado é uma levada autêntica e de improviso, expressa nas experimentações com banjo e guitarra em temas próprios.
A mistura de ritmos diversos torna impossível rotular o som do Trio Papadu. Emanuel Pereira diz que quando se juntam pra compor, o ponto de partida é a música de raiz, brasileira, americana, grega, celta, andina, nordestina e até árabe: “Alguém começa a puxar um tema de Blues, por exemplo, e os outros vão tentando encaixar um ritmo, totalmente improvisado, e quase sempre dá certo”, explica.
O Dudu do Banjo, ou, conforme batismo, Francisco Eduardo de Souza Pereira, é uma lenda viva do jazz brasileiro. Empunha banjos e guitarras desde os idos dos anos 50 e esteve, ao longo de sua carreira, ladeado por nomes de responsa como Dick Farney, Miúcha (a irmã de Chico Buarque) e Baden Powell. Excursionou a Europa e os Estados Unidos tocando jazz em lugares tão diversos quanto bares e metrôs.
Depois de um bom tempo afastado da música, Dudu voltou a tocar, dessa vez acompanhado dos seus filhos há mais ou menos 10 anos. O trio já levou sua música a lugares dos mais variados: pizzarias, padarias, quiosques na beira-mar e campeonatos de surf, só pra citar alguns exemplos.
Serviço:
O quê: Shows do Trio Papadu no Mês de Novembro pela Ilha
Onde e Quando e Quanto:
John Bull Café – 11/11 20h – R$ 5
Ponto de Vista – 13/11 22h – R$ 10
Espaço Cultural Sol da Terra – 20/11 20h30 – ENTRADA FRANCA
Contato: (48)9977-7312 / http://bandapapadu.blogspot.com