spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024
spot_imgspot_img

Balanço cultural positivo para Santa Catarina

VariedadesBalanço cultural positivo para Santa Catarina
spot_img
spot_img

Compartilhe

Empresa investe em eventos culturais e registra aumento de público nas lojas

O investimento na cultura e lazer sempre foi um dos pilares do Grupo Livrarias Curitiba, que integra a marca Livrarias Catarinense em Santa Catarina, e que em 2009 ampliou seus projetos culturais gratuitos para a população, com a criação de novos clubes de conversação e a expansão de seus projetos para todas as lojas no estado.

Neste ano que passou a Rede também apresentou um grande crescimento, entre os quais citamos a reforma da Megastore do Shopping Mueller em Joinville, onde todo o espaço foi modernizado, a loja com 800 metros quadrados ganhou uma nova comunicação visual, incluindo e móveis e uma nova iluminação própria para leitura, com investimento superior a R$ 700 mil. Modernizou sistemas, treinou colaboradores, renovou estoques, entre outros.

Foram realizados 103 lançamentos de livros e sessões de autógrafos nas cinco lojas no Estado, superando o ano de 2008 quando haviam sido realizados 88. Pocket-shows foram quinze, entre outras atividades culturais para todas as idades, além dos tradicionais projetos da rede, os Clubes de Conversação de Francês, Espanhol, Italiano e de Inglês, exposições de artistas locais na Megastore da Livrarias Catarinense da Felipe Schmidt em Florianópolis, o Clube da Descoberta, o Projeto Passe Adiante, o Sábado Musical, o Estudo de Filosofia, o Estudo de Caso e A Hora do Conto.

“Nossa filosofia é primeiramente valorizar os autores locais e este ano tivemos 98 lançamentos com autores catarinenses ou que residem no Estado e cinco nacionais, que foram Laurentino Gomes, Kid Vinil, Fernando Moraes, Mônica de Castro e Reinando Azevedo.”, afirma Juarez Vidal, Gerente Geral da Rede em Santa Catarina.

Dos artistas locais que passaram pelas lojas, destaque para Anatólio Pinheiro Guimarães Filho (Avaí em prosa e verso), Rosane Magaly Martins e Suleica Iara Hagen (Ame suas rugas pois há muito por viver), Sérgio Luís Lemfers (Vôolivre.com), Luiz Barboza Neto (Falando com as pedras e Cavernas de minha alma), Homero da Costa Araújo (Confraria da Coxilha), Giane Maria de Souza (A cidade onde se trabalha – a propagação ideológica do autoritarismo estadonovista em Joinville), Jorge Luiz Hoffmann (O Ovo Mágico), Valdirene Daufemback (Trabalho e Pessoas com Deficiência), Altair Carlos Pimpão (Crônicas de Blumenau), Luiz Carlos Schmidt (Florianópolis Ponto Por Ponto), Fernando Fernandes (Vendedor Bumerangue), Fernando Henrique Becker Silva (O segredo do meu avô), Deivison Pereira (Crônicas na Cadeira do Barbeiro), Renato Fuzz (Criadores de Imagem – Construindo Cabeleireiros de Sucesso – Reflexões e prática), Juarez Furtado (DVD Febre e agora, o que fazer?), Klaus H. G. Rehfeldt (Onde Erramos?), Maristela Pereira (Ilhota: 23 de novembro), Leandro Vieira (Crônicas de um pai), Michael Oliveira (O Segredo dos carros), Walmor Lange Junior (Trilha Inca), Aldemir Guimarães (A Formiga Solitária) e Maria de Souza Philippi (A Saúde dos Estudantes).

Foram implantados projetos Clubes de Conversação em Italiano e Espanhol na loja no Beiramar Shopping em Florianópolis, além da manutenção dos projetos já desenvolvidos. E em Joinville, na Megastore no Shopping Mueller, foi implantado o torneio mensal de Yu-Gi-Oh.

Para 2010 novas ações estão sendo planejadas para todas as praças, Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau e Joinville. “Já iniciamos nosso planejamento para este novo ano e as atividades culturais como lançamentos e nossos projetos serão retomados a partir de março, já que janeiro e fevereiro nossas lojas ficam focadas na demanda e nas vendas de material escolar, necessidades e prioridades de todas as famílias que tem filhos em tempo escolar”, finaliza Vidal.

Além disso, no primeiro trimestre deste ano será inaugurada uma nova loja da rede no estado, no Joinville Garten Shopping, com investimento de R$ 3 milhões, que deve gerar cerca de 20 empregos diretos e outros 40 indiretos. A filial será a 18ª da rede, a segunda na cidade, terá 285 metros quadrados e comercializará livros, CDs, DVDs, material de papelaria, informática, games e presentes, além da venda de ingressos para os eventos culturais do Sul do país.