spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Baila Costão leva dança e entretenimento a Florianópolis

VariedadesBaila Costão leva dança e entretenimento a Florianópolis
spot_img
spot_img

Compartilhe

Realizado pelo instituto Apoio – entidade de cunho cultural – nas dependências do Costão do Santinho Resort, considerado pelo 4º ano consecutivo pela revista VEJA e VIAGENS como o melhor resort de praia do Brasil, e no centro da cidade de uma das melhores capitais do mundo para se conhecer, o Baila Costão em Florianópolis supera expectativas e nesta terceira edição reúne mais de 5000 pessoas, entre as aulas e bailes no Resort Costão do Santinho, Shopping Iguatemi, tenda do terminal urbano de ônibus da cidade.

Mais de 70 horas de evento e adesão do público colocaram o Baila Costão entre os maiores eventos de Dança de Salão no País. O encontro, que ocorreu de 23 a 26 de julho, foi marcado pelo alto astral dos participantes, pois nem mesmo o frio intenso e a chuva abalaram o ânimo. Na tenda do terminal urbano de ônibus – com passagem diária de 100 mil pessoas e próxima a ponte Hercílio Luz, cartão postal da cidade – onde o tempo castigava mais, todas as aulas foram lotadas.

No shopping Iguatemi, na praça de alimentação – que nesta época de férias circula de 4 mil pessoas dias – houve apresentação de dançarinos e um debate sobre dança entre Jaime Arôxa e Sylvio Lemgruber. Dentro do resort, onde aconteceu a maior parte do evento, a estrutura é de evento internacional. Acomodações e alimentação de primeira, com três opções de restaurante. As salas de aula – todas com vista para o mar e piscinas – bem equipadas para receber o público. E nos bailes, som e iluminação de primeira para as apresentações e diversão dos baladeiros de plantão. O hotel ainda oferece um serviço de vans nas suas dependências. Entre os professores, ilustres como Jaime Arôxa, referência de Dança de Salão brasileira, e Sylvio Lemgruber, coreógrafo do balé do Faustão e coordenador do Quadro “Dança dos Famosos”, foram destaque entre as atrações da programação, que também contou com os campeões mundiais de Country, Bel e Euler Consoli, e o casal nono colocado no ranking mundial de salsa, Rodrigo Oliveira e Karina Carvalho.

Segundo o idealizador do Baila Costão, Roger Berriel, o objetivo foi alcançado: “conseguimos cumprir nossa proposta com êxito. No Baila, pudemos dar o espaço e tratamento que a Dança de Salão merece. Neste ano ousamos ao fazer o evento em diversas partes da ilha e foi um sucesso. O patrocínio do Grupo Repecon (FIAT) e da TAM foi de grande importância para realização do evento. Tivemos apoio da Prefeitura da Cidade, da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e do Governo do Estado. Temos tudo para ser num futuro breve um dos eventos de dança de salão mais populares e gostosos de participar no país, por tudo que nossa cidade pode oferecer” explica Berriel.

“Já estamos trabalhando para fazer com que o Baila Costão de 2010, que acontece de 29 de julho a 1º de agosto, seja maior ainda. Além do evento no Resort, faremos uma semana da dança na cidade, em espaços públicos com palcos a céu aberto e espetáculos em teatros. Temos o objetivo de facilitar o acesso de crianças e da terceira idade, pois eles são o nosso passado e o nosso futuro e é preciso investir neles para conquistarmos um mundo melhor.” afirma Berriel.

Depoimentos

“O Baila Costão foi um prolongamento da minha experiência do quadro ”Danças dos Famosos” do Domingão do Faustão. Bacana ver que um evento paralelo ao circuito oficial de Dança pude encontrar as mesmas respostas ao meu trabalho que encontrei, por exemplo, no festival de Joinville. Melhor ainda foi ver a resposta do público do Costão que de forma simples – ” dança para todos “,sem distinção de sexo,idade ou posição social se rendeu a diversão, a magia e ao encanto que a dança proporciona”, comenta o coreógrafo do Domingão do Faustão, Sylvio Lemgruber.

“O Baila [Costão] oferece uma das melhores infra-estruturas entre os eventos de dança do Brasil. Além da comodidade, pois tanto as aulas, quanto os bailes acontecem no hotel, o participante pode aproveitar todo o conforto oferecido pelo resort por um preço muito acessível.”, explica o professor e dançarino Rodrigo Oliveira. “Um evento para toda família, pois enquanto os pais aproveitam as aulas do evento, a criançada pode desfrutar da programação infantil do hotel. Sem mencionar as piscinas aquecidas, as trilhas, pistas de arvorismo, entre diversas atividades oferecidas pelo Resort.”, destaca a professora Alini Lima.

Por Thiago Castilha