spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Avaí e Figueirense reclamam do jornalismo da NSC Comunicação

GeralAvaí e Figueirense reclamam do jornalismo da NSC Comunicação
spot_img

História da padroeira de Santa Catarina será contada pela NDTV e Jornal ND 

Projeto estreia nesta segunda-feira, 25 de novembro, com caderno e reportagens especiais.No...

Veja como fazer a 1ª exposição individual da carreira em Florianópolis

Fundação Cultural BADESC abre Chamada Pública para mostras no...
spot_img

Compartilhe

A semana começou com um clima nada bom entre os times de futebol da Capital e a NSC Comunicação. Cada equipe apresentou uma reclamação diferente relacionada ao jornalismo praticado pelo grupo. 

Avaí

O Leão da Ilha divulgou nesta segunda-feira, 20, uma Nota de Repúdio reclamando das manchetes dos jornais Diário Catarinense e Hora de Santa Catarina em relação ao clube. Confira a nota na íntegra: 

"A Diretoria Executiva do Avaí Futebol Clube lamenta e repudia o posicionamento dos veículos impressos do grupo NSC, Diário Catarinense e Hora de Santa Catarina, em suas edições desta segunda-feira (20), por meio de manchetes direcionadas e depreciativas contrárias ao clube, após o empate diante do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, no domingo à noite.

O que se espera dos profissionais que baixam as capas dos jornais e editam suas manchetes é consonância com o que os demais veículos do grupo estão a informar. Quem fez isso, não deve ter conhecimento do que os demais jornalistas abordaram em suas participações.

O Avaí é o único representante de Florianópolis na Série A, lutando com as dificuldades que uma caminhada como esta impõem à gestão e espera, no mínimo, respeito às suas tradições de glórias e conquistas ao longo de 95 anos.

O empate diante do Vasco da Gama no Rio de Janeiro, depois de o clube realizar talvez a sua melhor apresentação no ano, e ter erros de arbitragem que o prejudicaram claramente, fato atestado por outros profissionais do grupo NSC, merecia o respeito e a lucidez profissional de quem faz manchetes nos dois veículos e fala com a torcida por meio de suas publicações.

O clube sempre defendeu a liberdade de expressão, mas não pode deixar passar eventos como estes, que nos remetem a um jornalismo direcionado e, em muitos momentos, sem valorizar o que de positivo do clube produz. Fatos contrários ao zelo que a empresa tem com a ética profissional em sua linha editorial tão apurada. Não queremos privilégio, mas um tratamento isonômico e equilibrado.

Por fim, o clube espera que situações desta natureza não aconteçam mais, devendo, por ética e bom jornalismo, que todos os profissionais da empresa conversem entre si para evitar este tipo de constrangimento.

A Diretoria"

Figueirense

No Furacão do Estreito, a bronca do presidente do clube, Claudio Honigman, é com os jornalistas Rodrigo Faraco e Alessandra Flores. Reportagem do Portal MakingOf desta segunda-feira, mostrou que durante o programa Debate Diário, da Rádio CBN, no qual estava presente o ex-superintendente da planejamento do Figueirense, Murilo Flores, ocorreu uma ligação do presidente do clube e foram essas as palavras dele: 

“Eu gostaria muito, Faraco, que você desse a mesma atenção que você dá tanto e que sempre deu em notícias e atitudes contra o Figueirense, nas mensagens que o meu diretor de comunicação, Bruno Ribeiro, vai mandar pra vocês daqui a 5 minutos sobre conversas tuas com Fernando Kleiman, sobre coordenação de pauta da CBN que você fazia com ele. Sobre pauta do Globo Esporte com Fernando Kleiman, que é genro do Murilo e com a filha dele Alessandra Flores fazia na pauta Globo Esporte. Eu gostaria muito que a nação alvinegra fique sabendo da falta de profissionalismo, Faraco, que você tem com o Figueirense. É lamentável, é lamentável que funcionários da NSC tratem o Figueirense desse jeito. Você combina pauta e conversa do que você coloca na sua mídia e na CBN diário com ex funcionários do figueirense. Isso é muito triste, é muito sério, meus advogados estão tomando providências e eu espero que você, Faraco, do mesmo jeito que você critica e fala do Figueirense o dia inteiro, coloque no ar e na sua internet todas as conversas que eu vou te passar daqui a pouco que você teve e tem com ex funcionário Fernando Kleiman, que é genro e marido da Alessandra Flores que trabalha ai também. Isso seria uma atitude profissional, você colocar isso a publico, pra todos os torcedores alvinegros entenderem a atitude que você tem com o Figueirense. Então é lamentável a atitude do Murilo. Eu queria aproveitar para mandar um grande abraço para toda a nossa torcida, que eles já sabem da atitude que vocês têm com a gente, mas que agora que fique um pouco mais claro do jeito como somos tratados por vocês”.

A NSC se manifestou sobre o caso. Em nota, o veículo lamenta as declarações do presidente do Figueirense e reitera que "a postura das profissionais é norteada pelo Manual NSC de Jornalismo, bem como pelo Código de Ética da empresa”.

"As acusações feitas pelo dirigente esportivo sobre o posicionamento de jornalistas da NSC demonstram total desconhecimento do presidente do Clube sobre a atividade jornalística. Reiteramos a confiança no trabalho e na apuração dos fatos realizados pelos profissionais que atuam na empresa. Esclarecemos, ainda, que o espaço de manifestação ao dirigente do Figueirense foi colocado à disposição em diversos momentos", afirma empresa.

Com informações do Portal MakingOF