Foto: Pixabay
A região de Santa Catarina vai contar com três representantes diferentes na Série B do Campeonato Brasileiro, mas apenas um é da capital. Enquanto Criciúma e Chapecoense defendem o futebol do interior, o Avaí surge como a principal esperança de Florianópolis para voltar à elite do cenário nacional. A equipe foi rebaixada na temporada passada, e pretende conseguir o retorno imediato. No entanto, para conseguir isso, será preciso mostrar uma evolução no futebol jogado.
Desde o início da temporada, o Avaí mostra uma grande irregularidade em campo. A eliminação nas quartas de final do Campeonato Catarinense deste ano, em derrota para o Criciúma, mostrou problemas que não podem se repetir na Série B. Afinal, a disputa por uma vaga na elite do futebol brasileiro promete ser equilibrada. O treinador Alex de Souza sabe disso, e precisa corrigir problemas para evitar uma campanha ruim.
Nas cotações da Betway, site de soccer bets, o equilíbrio entre as equipes que vão disputar o acesso é grande. Algo completamente diferente da temporada passada, quando Cruzeiro, Grêmio, Vasco da Gama e Bahia confirmaram o forte favoritismo que tinham. Em 2023, a história é diferente, e a disputa está mais aberta. Uma boa notícia para o Avaí, que chega de um rebaixamento, mas com chances de uma recuperação rápida.
A equipe era a única representante de Santa Catarina no Brasileirão, e agora encontra na Série B outros conterrâneos. Um deles é exatamente o Criciúma, algoz na disputa pelo título estadual. O outro é a Chapecoense, que disputou a Série A por muito tempo, mas tem enfrentado dificuldades na divisão de acesso. As duas equipes disputaram a Série B em 2022, mas estiveram longe de ficarem no G4.
Criciúma com mais chances
Enquanto a torcida em Florianópolis sonha com o retorno do Avaí para a Série A do Campeonato Brasileiro, os números e cotações apontam para o futebol do interior. Os palpites na Série B mostram que o Criciúma é o clube catarinense com maior possibilidade de terminar o torneio entre os quatro melhores. Essa cotação é feita baseada em aspectos técnicos da Betway, que irá cobrir as apostas esportivas do Campeonato Brasileiro em 2023.
Um dos motivos desse favoritismo é o momento mais favorável, algo que remonta ao ano passado. Mesmo que não tenha disputado o acesso, a equipe terminou a Série B de 2022 na oitava posição. São seis posições acima da Chape, que ficou em 14º e flertou com o rebaixamento durante todo o ano. Além disso, nos primeiros meses desta temporada, o Criciúma se destacou nos resultados positivos.
A equipe eliminou o Avaí na competição, e alcançou a final sem grandes dificuldades. O único revés até agora foi na Copa do Brasil, sendo eliminada pelo Coritiba nas penalidades. O problema é que o Avaí e a Chapecoense também já caíram na taça, eliminados pelo Retrô e pelo Marcílio Dias, respectivamente. Ou seja, dentro do futebol catarinense, o Tigrão é o que vive melhor momento.
Futebol florianopolitano em baixa
O rebaixamento do Avaí marcou a queda definitiva do futebol de Florianópolis, deixando para trás momentos de glórias do passado. A equipe da Ressacada costumava conseguir bons resultados no Brasileirão, e tinha o rival Figueirense ao lado. No entanto, nestes últimos anos, as duas equipes colecionam fracassos. O Figueira, por exemplo, está atualmente na disputa da Série C do futebol nacional.
Em 2023, a esperança da capital catarinense é que o Avaí deixe para trás a fase ruim e consiga bons resultados na Série B. A estreia da equipe acontece no próximo dia 14 de abril, às 19h, contra o Guarani, em Campinas. Uma partida complicada, mas que servirá como teste para o resto da disputa.
A Chapecoense também estreia fora de casa, e assim como o rival contra uma equipe paulista. O jogo é dia 15 de abril, às 17h. Já o Criciúma, joga no dia 16, contra o Tombense, mas em casa. Partidas complicadas que vão deixar os torcedores de olho nos jogos que vão mostrar como estão os representantes catarinenses na Série B. O Avaí surge como a esperança da capital, mas o estado estará sempre torcendo para que qualquer um consiga avançar e retornem para a elite do futebol brasileiro.