spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Aumenta o número de praias próprias para banho em Florianópolis

Meio ambienteAumenta o número de praias próprias para banho em Florianópolis
spot_img

Figueirense 2025: O Furacão renova confiança e parcerias

O esporte catarinense e os torcedores do Figueirense embarcam...

Fundação Cultural BADESC abre inscrições para oficina gratuita

Interessados em participar da atividade “Processos de Impressão Artesanal”,...
spot_img

Compartilhe

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) liberou excepcionalmente nesta quarta-feira, 23, mais um relatório de balneabilidade da temporada de verão. As análises foram feitas nos dias 21, 22 e 23 de março e mostram que em Florianópolis, 47 locais estão em boas condições e 28 estão impróprios. O resultado mostra um aumento no número de pontos próprios para banho em relação ao relatório da semana passada

Nas demais regiões do litoral catarinense, 99 estão próprios e 37 devem ser evitados.

Clique aqui para ver o relatório completo. 

A Fundação adiantou a divulgação e as análises por causa do feriado de Páscoa. O próximo relatório será o último da temporada e deve ser liberado em 1° de abril.

Para fazer o relatório, a Fatma conta com a ajuda do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina que coleta as amostras. Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio, é necessário comparar os resultados das análises feitas em amostras, coletadas cinco vezes consecutivas. O fator analisado é a presença da bactéria Escherichia Coli, encontrada em fezes de animais e humanos e que pode causar doenças, além de indicar a possibilidade de outros organismos que podem prejudicar a saúde do banhista. Quando em 80% das análises, a quantidade de bactérias ficou inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio.