Intercâmbios que contavam com muitos europeus agora agregam americanos
A Assin – Assessoria de Cooperação e Intercâmbios Universitário da Unisul – inova em sua atuação, oferecendo aulas em inglês para estrangeiros.. No próximo semestre, 19 acadêmicos americanos estudarão na Unisul Ilha Centro.
A Assin disponibiliza dois programas de intercâmbio. Um é semestral e conta com 75 universidades conveniadas que enviam e recebem alunos. O outro programa é o Língua, Cultura e Contexto Socioeconômico onde as aulas em inglês acontecem. Esta iniciativa possibilitou a vinda de americanos para a Unisul, já que eles procuram por cursos com este perfil.
Nesta segunda opção alunos de qualquer universidade, inclusive da Unisul, podem matricular-se nas seguintes disciplinas, com os respectivos professores:
1. Português (básico, intermediário ou avançado). Professoras, Amaline Mussi (também coordenadora do programa) e Marilete Severo
2. International Economics in the Age of Globalization: focus in Brazil. Professor, José Baltazar Guerra Salgueirinho
3. Ethnicity and Society in the history and Culture of Brazil. Professor, Valdir Luis Schwengber
4. Tourism and Environment in Brazil. Professor, Victor Moreira Ferreira
5. Consumer Behavior. Professor Marcio Leite
6. Contemporary Cultural Studies. Professor, Marco Aurélio DeMasi.
Estas aulas ministradas em inglês foram uma das premissas da ISA (International Studies Abroad), que é uma empresa especializada em recrutamento de alunos americanos e canadenses, para firmar o convênio com a Unisul.
“A ISA nos encontrou no Google porque nosso site está disponível em 4 idiomas. Inglês, Francês, Espanhol e Português. Recebemos a visita de um representante no final de 2008 e desde então recebemos seus clientes”, diz a analista da assessoria de cooperação de intercâmbios universitários, Beatriz Cunha.
Na foto americanos em atividade extra-classe da disciplina Ethinicity and Society in the History and Culture of Brazil com o professor Valdir Shwengber.