Montagem com entrada gratuita no SESC Prainha traz resultados de uma inusitada pesquisa sobre o ser humano, realizada pelas ruas de Florianópolis
O coletivo Atrapatrupe, formado há 15 anos por palhaças e palhaços de Florianópolis/SC, estreia neste mês de junho o espetáculo ‘DESENCAIXE’. As apresentações acontecem entre os dias 16 e 19 no SESC Prainha, sempre às 20h, com entrada gratuita e distribuição de ingressos uma hora antes no local. (Veja abaixo a programação completa).
Após anos de observação secreta, movidas pela grande questão: “Como fazer para lidar com seres humanos?”, as palhaças Flor e Xicoza compartilham com o mundo o resultado dos estudos que realizaram pelo Instituto Mundanças. No encontro/tour com o público, a relação com homo sapiens desvelará o objeto da pesquisa: seres humanos se ‘encaixam’?
Este projeto foi aprovado pelo Edital de Apoio às Culturas Nº 623/SMA/DSLC/2021. Conta com patrocínio do Fundo Municipal de Cultura, da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte da Prefeitura de Florianópolis.
Sobre o espetáculo
DESENCAIXE é a primeira montagem de espetáculo produzida pela Atrapatrupe que recebe incentivos financeiros públicos, contemplada pelo Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis.
Voltada para o público adulto, com classificação indicativa a partir dos 12 anos, a obra começou a ser concebida após o período de maior restrição pela pandemia do Covid-19 – no qual o isolamento das integrantes do coletivo gerou ideias que saíram do papel e logo ganharam vida pelas ruas da cidade.
“Fomos ensaiar e a primeira ação foi uma intervenção em bairros de Florianópolis. Saímos pelas ruas como palhaças-pesquisadoras, perguntando para as pessoas como lidar com os seres humanos. A gente entrevistava e as pessoas entravam na brincadeira”, relata Gabriela Leite, uma das atrizes da companhia, que interpreta a palhaça Flor.
Como resultado desta inusitada pesquisa, as duas palhaças vão apresentar para o mundo, no SESC Prainha, reflexões sobre os seres humanos, “quase como para lembrar eles de quem são e como lidar com a humanidade; lembrar que somos vida”.
O lugar da apresentação é um espaço alternativo, como se o público fosse assistir a uma palestra, uma apresentação da pesquisa sobre a humanidade. “Ali estaremos todos nós, dentro do Instituto Mundanças, em uma arena, uma configuração diferente de espetáculo” explica Gabriela.
“Queremos levar diversão, risadas, reflexões e uma experiência diferente do que as pessoas estão acostumadas no teatro”, aponta a atriz. “Fomentamos a cultura local para expandirmos para o resto da Região Sul e todo o Brasil. Temos muita coisa boa sendo produzida aqui e editais públicos como este são essenciais para a expansão da arte e da cultura”.
A Atrapatrupe
O coletivo Atrapatrupe atua desde 2008 e tem sua sede em Florianópolis/SC. Na construção de seus trabalhos, a trupe une as diversas linguagens artísticas trazidas por seus integrantes, tais como a palhaçaria, o teatro, a música, o artesanato e, de forma colaborativa, desenvolvem os processos de criação e manutenção do grupo.
Trazem em seu repertório os espetáculos ‘Os 3Rs na Trilha do Lixo’, ‘Os 3Rs em: A Grande Missão’, ‘Show das Damas’, ‘Clássicos do Circo’ e ‘Atrapashow’, além de números, intervenções e a banda de palhaços Super-Banda. A Trupe conta em seu currículo inúmeras participações em mostras, festivais e eventos de caráter cultural, educacional e ambiental.
Ficha Técnica
Direção: Egon Seidler | Atuação: Gabriela Leite e Lidiane Cunha | Dramaturgia: Egon Seidler, Gabriela Leite e Lidiane Cunha | Trilha Sonora: Cassiano Vedana | Figurinos: Ana Pi | Costureira: Geise Luiz | Cenografia: Rica Lisboa | Iluminação: Egon Seidler | Técnica de luz e som: Márcio Momesso | Arte Gráfica: Gabriela Leite | Fotografia: Vanessa Soares | Assessoria de Imprensa: Miguel Von Zuben | Produção: Gabriela Leite e Lidiane Cunha | Realização: Atrapatrupe
Serviço
Estreia do espetáculo DESENCAIXE (Atrapatrupe)
Dias: 16, 17, 18 e 19 de junho* (sexta à segunda-feira)
Horário: 20h
Local: SESC Prainha – Tv. Siríaco Atherino, 100, Centro, Florianópolis
Entrada gratuita (ingressos 1h antes no local)
Classificação indicativa: 12 anos
*Nos dias 16 e 19/jun, parte dos ingressos será reservada para estudantes