A conquista dos Jogos Abertos de Santa Catarina pela delegação de Florianópolis foi reconhecida pelos deputados estaduais
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) homenageou, na noite desta segunda-feira, 14, a Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis e os atletas que representaram a Capital na 49º edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), realizados este ano em Chapecó. A equipe de Florianópolis conquistou o título geral da competição, o que não ocorria desde 2002. A sessão especial foi proposta e presidida pelo deputado estadual Cesar Souza Junior (DEM).
O parlamentar parabenizou os atletas pelo título e destacou que a conquista inspira a juventude. “Mais importante que o resultado final da competição é o exemplo que esta vitória traz para os jovens que praticam esportes na cidade.” Souza Junior defendeu a prática esportiva como o melhor instrumento de integração social e geração de oportunidades.
Durante a sessão, foram entregues uma placa ao presidente da Fundação Municipal de Esportes, Édio Manoel Pereira, e ao prefeito da Capital, Dário Berger, e diplomas aos atletas e treinadores das modalidades em que Florianópolis competiu.
Vitória das políticas públicas
Como representante da delegação, o treinador de judô Diciomar Antônio Grando destacou a descrença em relação ao time vencedor. “Muita gente não botava fé que Florianópolis seria campeã.” Grando agradeceu à Fundação Municipal as políticas públicas para o esporte e defendeu o trabalho feito nos bairros.
Para Édio Pereira, uma mudança de postura dentro da Fundação de Esportes e o repasse de verbas em dia foram importantes para a conquista do título. “A soma de fatores trouxeram o sucesso”, disse Pereira ao avaliar 2009 como um ano de muita luta.
A delegação de Florianópolis somou 205 pontos na classificação geral do JASC 2009, superando a equipe de Blumenau, segunda colocada com 171 pontos.
Foto: Deputados Cesar Souza Junior (DEM), à direita, e Manoel Mota (PMDB) entregam diploma ao ciclista Edson Rezende. Créditos: Solon Soares/ALESC.