Florianópolis foi palco do 12º Desafio Praias e Trilhas neste fim de semana. O carioca Manuel Lago e a curitibana Ana Giovanelli foram os grandes campeões da disputa. Essa foi a terceira vitória do ultramaratonista, enquanto Ana colocou fim a hegemonia de Débora Simas, que vinha de oito títulos consecutivos.
Vento forte, temperaturas amenas e trilhas encharcadas marcam a primeira etapa do Desafio Praias e Trilhas, no sábado. Após largarem na Caeira da Barra do Sul, os atletas enfrentaram os quilômetros inicias antes da primeira trilha.
Passando por Naufragados e Lagoinha do Leste, duas praias que só são acessíveis por trilha, os atletas passaram por Pântano do Sul, Solidão, Matadeiro e Armação, antes de entrar para o Morro das Pedras e ganhar a Praia do Campeche. Com uma boa faixa de areia pela frente, os corredores tiveram como principal adversário o vento sul, bem conhecido na Ilha de Santa Catarina. E mesmo com todas as dificuldades os corredores se superaram estabelecendo novos recordes para a primeira etapa da prova.
A primeira equipe a cruzar a linha de chegada foi o trio masculino da Tribo do Esporte, composto por Giancarlo, Douglas e Augusto. Os catarinenses completaram os 42km do primeiro dia em 3h45min, estabelecendo nova marca na etapa. Pouco depois, chegou o carioca Manuel Lago, em 3h55min. Pela primeira vez em todas as edições do Desafio Praias e Trilhas um competidor fechou o etapa inaugural abaixo de 4h. Entre as mulheres, Ana Giovaneli fechou em primeiro, abrindo mais de 20 minutos para a segunda colocada após cruzar os 42km em pouco mais de 5h09min.
A segunda etapa de 42km da ultramaratona foi realizada neste domingo. Diferente do sábado, o sol abriu e presenteou os atletas com um lindo dia na capital catarinense. A prova seguiu rumo ao Norte da Ilha, largando às 7h do mesmo ponto onde finalizaram a primeira etapa, na Praia da Joaquina, passando pelas dunas da Joaquina e pelas praias Mole, Barra da Lagoa, Moçambique, Santinho, Ingleses, Brava e Ponta das Canas, local da chegada.
Campeões do 12º Desafio Praias e Trilhas
Masculino: Manuel Lago (RJ)
Feminino: Ana Giovanelli (PR)
Trio Masculino: Giancarlo, Douglas e Augusto – Tribo do Esporte (SC)
Trio Feminino: Ana Claudia, Cintia e Martina – ML Mix Run (RJ)
Trio Misto: Juan, Camila e Pablo – ML Mix Run (RJ)
Sobre o Desafio Praias e Trilhas
Realizado pela Eco Floripa, o Desafio Praias e Trilhas é considerado a prova mais difícil do país no gênero. Os atletas enfrentam subidas e descidas íngremes, trilhas com pedras, praias de areia fofa, dunas e costões, numa paisagem das mais belas do Brasil. A prova é árdua e o atleta precisa se preparar para enfrentar um percurso difícil e com temperaturas elevadas.
No total, os atletas encaram duas maratonas em dois dias, que podem ser feitos individualmente ou em trios. Competem em Floripa neste ano atletas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Goiás e Distrito Federal.