A equipe da Abordagem de Rua da Secretaria de Assistência Social realizou durante a manhã desta sexta-feira, 13, na praça XV de Novembro, mais uma ação para tentar convencer moradores de rua a aceitarem abrigo ou reinserção social.
Só nesta manhã, seis pessoas foram abordadas pela equipe, mas apenas duas se mostraram interessadas no auxílio. Um dos principais motivos pela recusa é a proibição, nas dependências mantidas pela Assistência Social, ao uso de álcool ou drogas.
O consumo de bebidas alcoólicas é proibido em locais como o Albergue e a Casa de Acolhimento. Esse é um dos motivos pelo qual Antônio da Luz, um dos abordados, prefere a rua.
Uma pessoa pode ficar até 90 dias no Albergue, com direito a renovação, dependendo do caso. Durante a semana, 90% de seu espaço é aproveitado por pessoas em situação de rua, mas esse número cai com a chegada dos finais de semana.
Conheça os serviços
Centro POP, na passarela Nego Quirido: são disponibilizadas alimentação (café da manhã, almoço e lanche) e higiene pessoal.
Casa de Apoio, rua General Bittencourt (Centro): o morador pode permanecer até seis meses no local, onde passa o dia, tem todas as refeições, dormitório, banheiro, e de lá é encaminhado para cursos técnicos, assistência à saúde e vagas de emprego.
Albergue Municipal, rua General Bittencourt (Centro): pernoite, café da manhã e jantar.
Para entrar em contato com as equipes: 0800 643 1407, 9957-2147, 3223-0824