spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Prefeitura assina convênio de US$ 1 milhão com o BID nesta sexta-feira

NegóciosPrefeitura assina convênio de US$ 1 milhão com o BID nesta sexta-feira
spot_img
spot_img

Compartilhe

Nesta sexta-feira, em solenidade marcada para 9h, no Forte Santana, na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz, a prefeitura de Florianópolis, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Caixa Econômica Federal assinam o repasse de U$ 1 milhão (um milhão de dólares) para o município realizar pesquisas dentro do programa Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES). As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.

O recurso será repassado pelo BID, a fundo perdido, e será utilizado em estudos de indicadores de qualidade de vida e desenvolvimento urbano que servirão de base para futuros financiamentos de projetos do próprio BID. Florianópolis foi uma das cinco cidades brasileiras escolhidas para receber o recurso, sendo a única do Sul do país.

A  escolha das cidades que participariam da fase piloto da CES considerou vários aspectos, tendo como base a representatividade das diferentes regiões da América Latina e Caribe (Cone Sul, Andina, América Central e Caribe).
A priorização das cidades baseou-se em critérios objetivos, além de características chaves que as cidades potencialmente beneficiárias deveriam apresentar, tais como: (I) tamanho populacional, conforme classificação específica do que se entende por “cidade média” e que variou para cada região; e (II) sinais de dinamismo social e econômico no marco de instituições sólidas ou em processo de fortalecimento.

Adicionalmente, a iniciativa concentrou-se nas cidades “emergentes”, para consolidar este conceito, a partir dos seguintes aspectos: (I) crescimento populacional positivo nos últimos períodos inter-censitários; (II) taxas de crescimento econômico e social elevadas, conforme indicadores como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Brasil; e, (III) dinamismo econômico, considerando índices como o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), os níveis de emprego e a renda familiar.