As principais cidades do Brasil foram palco, nesta quarta-feira, 15, de diversas manifestações contra o bloqueio de recursos para a educação, anunciado pelo governo federal. As mobilizações foram registradas nos 26 estados e no Distrito Federal. Além disso, escolas e universidades também fizeram paralisações.
Segundo o Ministério da Educação, o bloqueio preventivo atingiu apenas 3,4% das verbas discricionárias das universidades federais, cujo orçamento para este ano totaliza R$ 49,6 bilhões. Por meio de nota, o MEC se colocou à disposição para debater possíveis soluções que garantam o bom andamento dos projetos e pesquisas em curso.
Em Florianópolis, manifestações foram registradas em vários pontos da cidade. Alunos, professores e servidores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) percorreram a Beira-mar Norte, com fechamento parcial da via. No Centro da cidade também houve manifestações em diferentes pontos: em frente à Catedral Metropolitana o ato reuniu estudantes, membros de sindicatos e de partidos políticos como PT, PC do B e PSOL. Em frente ao TICEN houve grande concentração de estudantes do Instituto Federal de Educação (IFSC).
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) estimou em cerca de 10 mil o número de manifestantes no entorno da Catedral e Praça XV.