A terceira edição do Congresso BIM CREA-SC será realizada em Florianópolis nos dias 10 e 11 de novembro de 2021 e terá como tema o “BIM de Norte a Sul”, no qual serão apresentados os principais projetos e inovações desenvolvidos com esta metodologia em todo o país. BIM (Building Information Modeling) é uma forma de se projetar e construir com mais eficiência e impacta o planejamento da obra, a gestão dos custos e as escolhas de soluções técnicas.
O que era manual e depois feito em 2D, agora é modelado em 3D, identificando inconsistências e erros que tendem a retardar e aumentar o custo do projeto. Os modelos gerados por computador contêm geometria e dados necessários para o apoio às atividades de construção, fabricação e aquisição por meio das quais uma obra é realizada.
Este será o primeiro evento presencial sobre o tema realizado no Brasil depois do início da pandemia. É aberto a todos os profissionais de âmbito nacional que atuam em empresas públicas e privadas, engenheiros, arquitetos, fabricantes de software e demais áreas relacionadas a obras e projetos.
Durante dois dias, os participantes terão acesso a painéis, palestras, debates e workshops com os principais cases de Norte a Sul do país, além do prêmio BIM de Projetos. E aqui outra grande novidade desta edição: o vencedor do prêmio ganhará a participação em congresso de Portugal, o PTBIM, em Braga, com visita técnica pela Universidade do Minho, co-organizadora do Congresso Português. Todos os tipos de projetos, desenvolvidos com a metodologia BIM, podem participar.
Cada vez mais, o BIM conquista espaços nas esferas privadas e públicas no Brasil. O decreto federal, Nº 10.306, de 2 de abril de 2020, estimula a utilização do BIM na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia, realizada por diversos órgãos e pelas entidades da administração pública federal. O BIM, por exemplo, é utilizado para fazer a análise automatizada de modelos na aprovação de emissão de alvarás de forma mais rápida. A prefeitura de Salvador já utiliza o BIM para análise e aprovação de projetos urbanísticos. O responsável pela implementação na capital baiana será um dos palestrantes do evento.
Já a Capital catarinense não sedia o 3º Congresso BIM CREA-SC por acaso: uma escola municipal no bairro Tapera, construída com o uso dessa metodologia, teve o tempo de execução reduzido e gerou grande economia aos cofres públicos. A obra foi executada sem interrupções, sem aditivos (algo raro em projetos financiados com recursos públicos) e de forma ágil, a ponto de permitir a antecipação da conclusão dos trabalhos em quase um ano. O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina é o primeiro do Brasil a estudar a aplicação da metodologia em seu trabalho de emissão de alvarás de projetos.
“Além de conhecer o que está acontecendo no Brasil e no mundo sobre BIM”, explica a engenheira Késia Alves da Silva, “o participante poderá experimentar equipamentos revolucionários que vão e já estão impactando o dia a dia dos profissionais e das empresas”. Entre eles, o exoesqueleto, estrutura externa ao corpo que aumenta a capacidade do ser humano para, com menos esforço, carregar pesos que uma pessoa sem tal equipamento jamais conseguiria.
Mais importante do que isso, ele aumenta o conforto, protege a saúde e fornece mais segurança ao trabalhador da construção civil.
O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) são os principais patrocinadores e incentivadores do 3° BIM CREA-SC: BIM de Norte a Sul. Organizado e realizado pela Conexão BIM, o evento conta também com a colaboração de empresas e entidades ligadas à área do Brasil e do exterior.
Mais informações: Whatsapp: (48) 98801-8344 / e-mail: contato@conexaobim.com.br
Foto: Banco de Imagens BIM