A exposição coletiva "Dudas + Galvão + Nestor + Ramon", que reúne obras de quatro artistas plásticos amigos, será aberta nesta quitna-feira, 6, a partir das 19h, no Espaço Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A entrada é gratuita.
Para exibir na mostra, foram selecionadas obras representativas da trajetória de cada um dos artistas desde o início dos anos 2000 até a produção atual. A mostra poderá ser visitada até o dia 23, de terça-feira a sábado, das 10h às 20h30; domingos e feriados, das 10h às 19h30.
Com origens e repertórios diferentes, os artistas decidiram se unir para este projeto pelo desejo de exporem juntos seus trabalhos e por terem admiração mútua pela trajetória e linguagem plástica das obras de cada um. Eles partilham o figurativo contemporâneo e a relativização do realismo em suas obras.
As reminiscências de infância em cenas e retratos em pintura sobre tela e xilogravura são apresentadas por Fabio Dudas, que trabalha com a figuração da realidade e da ficção, na memória, na interpretação do cotidiano e na imaginação.
O desenho é a base para o cartunista Galvão Bertazzi, que experimenta – em formatos maiores e sobre diversos tipos de suportes – rabiscos, pinceladas e colagens. Também faz recortes de histórias em quadrinhos e de pensamentos perdidos, momentos congelados do mundo real e fragmentos de realidades paralelas, flertando com elementos do absurdo cotidiano.
Os trabalhos de Nestor Jr. são produzidos com desenho, pintura, gravura e objetos. A poética abrange três grandes temas: a natureza, o mar e o corpo, revelando um erotismo ao mesmo tempo delicado e pungente.
As obras de Ramon Rodrigues têm como principais referências o expressionismo alemão e a ilustração editorial antiga para tratar da relação com a morte, a perda e a religião em um trabalho recente em xilogravura e monotipia.
O Espaço Lindolf Bell fica na Avenida Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica.