Será aberta nesta quinta-feira, 15, a mostra “Especulações profundas de simbioses ocultas” da artista Tânia Corrêa, que atenta para a beleza e a preservação da vida no fundo dos oceanos. A exposição vai até o dia 5 de junho na Aliança Francesa, no Centro de Florianópolis com a curadoria de Antônio Fasanaro e Marina Tavares da Cunha Melo. A entrada é gratuita.
A artista natural de Florianópolis ingressou no cenário artístico da Ilha de Santa Catarina em 1986, está prestes de completar 30 anos de carreira marcados por inúmeros cursos, exposições e prêmios no Brasil e no exterior.
Consciente da importância da preservação do eco sistema marinho e apreciadora da beleza dos corais, recifes, esponjiários, anêmonas, passifloras e rodolitos Tânia Corrêa buscou nestas formas, cores e simbioses a inspiração para criar em cerâmica a sua visão deste ambiente.
O desafio de reproduzir com suas mãos a anatomia nada simplificada destes seres com suas cavernas, poros, superfícies disformes foi vencido pela sua destreza técnica e sua sensibilidade artística.
Nas peças criadas por Tânia Corrêa para esta exposição pequenos agrupamentos foram formados para reproduzir o universo dos seres no fundo do mar. Nessa pequena amostra de habitats uma sugestão de reflexão sobre as simbioses que ali ocorrem.