spot_imgspot_img
Florianópolis, 19 janeiro 2025

Artista plástico mineiro, radicado em Florianópolis, abre 1ª exposição na Capital

VariedadesArtista plástico mineiro, radicado em Florianópolis, abre 1ª exposição na Capital
spot_img
spot_img

Compartilhe

João Pedro Nemer apresenta, a partir de 15 de outubro, 18 obras na mostra Linha d’Água no MULTI Open Shopping

Impressões pigmentadas de desenhos feitos com bico de pena, tinta nanquim e água sobre papel de algodão integram a exposição Linha d’Água, do artista plástico mineiro, João Pedro Nemer, que abre às 19h do dia 15 de outubro no MULTI Open Shopping, em Florianópolis. A mostra gratuita é composta por 18 obras.

               “A exposição é majoritariamente inédita, apenas três trabalhos já foram expostos”, conta o artista que está morando em Florianópolis desde fevereiro de 2020.

               Nemer conta que os trabalhos apresentados ilustram o caminho que o artista está percorrendo e são resultado de três anos de trabalho.

“Linha d’Água é a continuidade de uma série de trabalhos cujo objeto central é uma unidade básica de desenho: a linha, que se aglomerada a outras, formam hachuras, largamente utilizadas por desenhistas”, compartilha o artista.

O artista comenta que desde o início, a intenção era dar a esta unidade tão comum, o papel de protagonista em uma série e, consequentemente, uma exposição. O artista diz que gosta da ideia de criar desdobramentos para extrair o que há de bom na simplicidade ou complexidade de elementos triviais, com a intenção de passar esse olhar a outras pessoas.  

“Somado a isto, a exposição reflete um sentimento de fascínio pelo mar. A grandiosidade, o balanço e a singularidade dos momentos propiciados pelo constante movimento das ondas encantam, proporcionando momentos de fuga da realidade. O mesmo acontece com o processo de produção criativa”, ressalta.

A utilização do bico de pena, tinta nanquim e água fortalecem a relação com o mar e a opção por intercalar trabalhos figurativos e abstratos, têm a intenção, segundo o artista, de influenciar o público a abstrair as formas figurativas e a buscar suas próprias interpretações nas figuras abstratas.

A exposição pode ser visitada, gratuitamente, de segunda a sábado, das 10h às 22h e domingos das 12h às 20h, até 15 de novembro no boulevard do MULTI Open Shopping localizado na Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339, no Rio Tavares, em Florianópolis/SC.

Para Nemer, a oportunidade de realizar a primeira exposição em Florianópolis será ótima para a divulgação do seu trabalho.

“Tenho uma ótima expectativa em relação ao espaço disponibilizado pelo MULTI, que é uma área de grande fluxo, que atinge uma abrangente variedade de pessoas, além de ser um ambiente iluminado, arejado e de muito bom gosto”, completa.

Conheça mais do artista:

João Pedro Nemer é graduado em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG. Em seu percurso na academia teve experiências de intercâmbio na KABK – Royal Academy of Art, Holanda e na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal. Artista multimídia, trabalha com desenho, pintura, animação, colagem, gravura, instalação e ação. Em 2019 fez sua primeira exposição individual, ‘Linhas de transposição’, na Galeria de Arte BDMG Cultural, em Belo Horizonte.

Dentre as exposições coletivas, destacam se: ‘A Deriva’ no Centro Cultural da UFMG (2012) – ‘Kalleb’ na KABK – Royal Academy of Arts, The Hague, Holanda (2013) – ‘Livro Violado’ na Faculdade de Educação da UFMG (2014) – ‘Entre Linhas’, no Parque Municipal de Belo Horizonte (2014) – ‘Refundações’, no SESC Ipiranga, São Paulo (2019).

Instagram: @jpnemer
Site: www.jpnemer.com

Foto: Artista plástico João Pedro Nemer – crédito Élcio Paraíso_Bendita – Conteúdo & Imagem_Divulgação