O projeto ‘Rabisco, um grito’, do pernambucano Sávio Almeida, pode ser conferido neste sábado na Feira de Artes de Florianópolis (FAF). Os gritos sufocados de mulheres interiores, o poder de reintegração com as verdades mais profundas e os sonhos que transbordam as fronteiras são temáticas presentes nas obras do artista plástico. A FAF ocorre das 10h às 16h, na Casa do Teatro Armação, na Rua dos Ilhéus, ao lado da Praça XV. A entrada é gratuita.
Geógrafo de formação, com estudos na área de geografia cultural e construção do imaginário, Sávio tem na força da figura feminina a grande inspiração para seu trabalho. Segundo ele, as obras revelam um grito culturalmente censurado. “A construção do gênero feminino mudo, sem voz, foi algo que sempre me tocou profundamente. A igualdade entre os seres e a liberdade atrelada ao respeito são tons que ecoam a beleza dessas vozes, desses gritos”, reflete.
Durante a FAF poderão ser conferidas obras de três de suas séries artísticas: Retratos, Gritos e Transbordamentos. Entre seus trabalhos anteriores está a exposição fotográfica “Outros sorrisos, nas mesmas faces”, de 2014, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na ocasião, Sávio retratou através da fotografia, como parte de seu trabalho monográfico, a imagem da mulher sertaneja sob a ótica da felicidade.
A FAF, que entrou para o calendário semanal de Florianópolis, acontece todos os sábados desde julho desse ano. Sob a organização do jornalista Fifo Lima, a feira reúne pintores, ilustradores, fotógrafos e outros artistas com o objetivo de movimentar o cenário das artes em Florianópolis. Está alinhada ao projeto Viva a Cidade, tornando-se uma ótima alternativa para quem quer conhecer novos artistas e adquirir obras de arte. As últimas edições de 2015 acontecem nos dias 5, 12 e 19 de dezembro.