A Câmara Municipal de Florianópolis aprovou no início da noite desta terça-feira (01/10) o projeto de lei 17892/2019, de autoria do Prefeito Municipal, que autoriza o Executivo a outorgar a concessão por 20 anos de uso de um imóvel para a construção da sede da Associação Ações Sociais Amigos Solidários (ASAS), no bairro Canasvieiras. A concessão permitirá também a concretização de “centro integrador”, com oferta de cursos e capacitações em um zoneamento de Área Comunitária Institucional (ACI).
Para o líder governo, o vereador Renato da Farmácia (PL) a urgência do projeto se dá pelo pedido da entidade para não perder um recurso vindo do exterior. “A urgência do projeto de lei não é do prefeito municipal, mas da própria ASAS em não perder o prazo para o recebimento de um recurso vindo da Holanda, onde o prazo para investimentos está se encerrando. Sem contar ser uma forma de colaboração por vários grupos que pensam no bem comum”, afirmou sobre a cessão do terreno com área estimada de 2.659,37 metros quadrado.
A entidade atua há doze anos na região Norte da Ilha, desenvolvendo trabalhos socioeducativos, visando contribuir com o desenvolvimento físico, social e intelectual de crianças e adolescentes, principalmente, as que vivem em situação de vulnerabilidade ou risco social.
São realizados momentos de convívio, socialização e fortalecimento de valores dos sujeitos, além de oficinas de artes, dança, esportes, capoeira e educação ambiental. A ASAS conta com o envolvimento de diversos profissionais e voluntários que trabalham pela construção de um futuro melhor para crianças e jovens de comunidades de baixa renda em Florianópolis.
Associação Ações Sociais Amigos Solidários (ASAS) – Florianópolis/SC
Fundada em agosto de 2007, por Liduine Van Der Zee, holandesa, e João Paes da Costa Filho, que junto a um grupo de amigos de Jurerê Internacional, decidiram realmente fazer a diferença na vida das crianças e adolescentes das comunidades.
A ASAS é uma instituição do terceiro setor que visa contribuir para o acesso a novas oportunidades para crianças, adolescentes e suas famílias. Assim, inspirados na construção de um mundo melhor, buscamos contribuir para o desenvolvimento social do Norte da Ilha.
Com a missão de promover, ampliar e qualificar o “desenvolvimento das potencialidades” de crianças e adolescentes por meio de projetos sociais. O trabalho é implementado por meio de projetos que, buscando despertar a consciência e exercício da cidadania, bem como defender a garantia dos direitos fundamentais.
Quer ser um voluntário? Saiba mais fazendo contato por email no asas.coordena@gmail.com ou no site da associação: http://asas.org.br/